Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSamagaio, Florbela-
dc.contributor.authorLopes, Daniela Cristina Oliveira-
dc.date.accessioned2021-10-27T11:21:40Z-
dc.date.available2021-10-27T11:21:40Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.date.submitted2021-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3044-
dc.description.abstractO presente relatório decorreu no âmbito da prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição de ensino público na zona do grande Porto, com uma turma do 3.º ano de escolaridade composta por 20 alunos. Tendo como tema “Caminhos de (des)igualdade – O trajeto escolar das crianças no ano letivo 2020/2021”, a investigação desenvolvida visa perceber se o contexto socioeconómico e familiar em que a criança se insere pode influenciar o seu trajeto escolar. Alem disso, todo o processo de investigação permite compreender as consequências dos contextos socioeconómicos, familiares e pandémicos vividos pelos alunos. Além do papel crucial das instituições de ensino no combate às desigualdades, também os profissionais da área da educação desempenham um papel fulcral no que concerne à promoção de igualdade de oportunidades na educação. É necessário que sejam detetadas, o mais precocemente possível, situações passíveis de afetar o desempenho escolar e pessoal dos alunos, evitando a exclusão. É essencial agir, por um sistema de ensino que se pretende inclusivo e verdadeiramente igualitário. O presente relatório foi alicerçado com base numa metodologia de investigação ação, fundamentalmente de caracter qualitativo e quantitativo e as técnicas escolhidas e utilizadas para a recolha de dados permitiram clarificar as questões e objetivos definidos no início da investigação. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de informação: fontes documentais, registos de observações, notas de campo, entrevista e inquérito por questionário. Palavras-chave: Desigualdades socioeconómicas; contexto familiar; igualdade de oportunidades; ensino à distância.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectDesigualdades socioeconómicaspt_PT
dc.subjectIgualdade de oportunidadespt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.titleCaminhos de (des)igualdades – o trajeto escolar das crianças no ano letivo 2020/2021pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202780180pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016164_Daniela Lopes_definitivo.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.