Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3047
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Catarina Ventura | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T15:49:12Z | - |
dc.date.available | 2021-10-27T15:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3047 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada na valência de Educação Pré-Escolar e em Creche e tem como temática sensibilizar para a educação inclusiva desde o jardim de infância, sendo o principal objetivo perceber como podemos educar para uma educação inclusiva. Este estudo apresenta uma metodologia de cariz qualitativa, sendo o instrumento uma atividade específica no contexto pré-escolar, um portfólio de criança e uma entrevista semiestruturada. Foi realizada uma avaliação da atividade, do portfólio e uma análise das respostas à entrevista cujos resultados revelam como se pode sensibilizar, no período de educação de infância, para uma educação inclusiva e, ainda, se há esta preocupação por parte dos/as educadores/as. A atividade específica no âmbito do pré-escolar permitiu-nos compreender que, se houvesse na sala uma criança com necessidades específicas, as restantes iriam ter um comportamento inclusivo para com esta. De seguida, a avaliação do portfólio da criança e as atividades incluídas neste, podemos afirmar que a educadora/estagiária da sala, sempre que planificavam tinham em conta as necessidades específicas de cada criança, sendo que as atividades planeadas são possíveis de realizar com todas as crianças da sala dos dois anos. Por fim e através das respostas às entrevistas conseguimos constatar que as entrevistadas têm a preocupação de sensibilizar as crianças na sala para a educação inclusiva e de adaptar as atividades às necessidades de cada uma. Palavras-chave: Educação Inclusiva; Educação Especial; Crianças com necessidades educativas; Pré-Escolar; Creche | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Sensibilizar para a educação inclusiva desde a educação de infância | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202780210 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de estágio final - Ana Oliveira nº2015035.pdf | 4.12 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.