Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3099
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dc.contributor.advisorSousa, Júlio-
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Rita Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-31T14:35:15Z-
dc.date.available2022-03-31T14:35:15Z-
dc.date.issued2022-03-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3099-
dc.description.abstractEste relatório de investigação é o resultado de uma preocupação pessoal e profissional com as dificuldades de inclusão de crianças com Perturbação do Espetro de Autismo no jardim de infância e a intervenção do educador na sua inclusão. Tem como objetivo principal analisar as perceções dos Educadores(as) de Infância quanto à inclusão de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, bem como as estratégias utilizadas pelos profissionais de educação no contexto Pré-escolar. De forma a dar resposta e melhor sustentar o tema desta investigação, foi elaborado um questionário divulgado online e respondido por 100 Educadores(as) de Infância, utilizado como instrumento de recolha de dados. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças, mas expõem um comportamento desigual, executando atividades estranhas e incompreensíveis. Existem três graus no autismo: Grau 1 que exige apoio; Grau 2 que exige um apoio considerável e o Grau 3 que exige um apoio muito considerável. O papel do educador é de extrema importância, pois deve desenvolver e fortalecer ao máximo as capacidades e competências da criança, auxiliar num equilíbrio pessoal o mais harmonioso possível, estimular o bem-estar emocional e aproximá-las do mundo humano e das relações significativas. A inclusão em jardim de infância pretende assegurar o direito a todas as crianças com PEA de frequentarem os mesmos contextos educativos que as crianças apresentam um desenvolvimento esperado, independentemente dos seus obstáculos e das suas caraterísticas, para que isso aconteça, são apresentadas algumas das estratégicas com maior resultado no decorrer do trabalho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerturbação do Espetro de Autismo (PEA)pt_PT
dc.subjectEducação de infância -- jardim de infânciapt_PT
dc.titlePerturbação do espetro de autismo: a intervenção dos profissionais de educação em contexto escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202980022pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

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