Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorLopes, Sílvia Andreia dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-13T09:06:26Z-
dc.date.available2022-06-13T09:06:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3112-
dc.description.abstractA escola tem o desafio diário de responder às necessidades de todos os alunos, independentemente das suas caraterísticas. Neste sentido, todo o sistema educativo, tem um papel decisivo na inclusão escolar. É fundamental que se adotem as melhores estratégias no sentido de promover uma educação de qualidade. A escolha do tema “inclusão de alunos com Défice Cognitivo (DC) nas aulas de Educação Física (EF)” deve-se à necessidade de contribuir para a formação de todos, nos quais se incluem as crianças/jovens com Défice Cognitivo e que, apesar da heterogeneidade que os caracteriza, enfrentam as mesmas preocupações e interesses, manifestando os mesmos sentimentos que as outras crianças/jovens. Para realizar este estudo, em primeiro lugar, procedemos ao enquadramento teórico, através da revisão da literatura adequada e julgada necessária, considerando os aspetos mais significativos. Posteriormente, foi aplicado um inquérito por questionário a noventa e um docentes de Educação Física. De acordo com os resultados que obtivemos, constatamos que os docentes não têm por hábito excluir os alunos com Défice Cognitivo. Verificamos também, que uma quantidade considerável de docentes diz sentir-se preparada para lidar com estes alunos e até considera ter um bom desempenho enquanto docente, mas, por outro lado, nota-se, que uma boa percentagem de docentes se preocupa em conhecer e saber mais sobre a problemática, na medida em que refere que tenciona realizar uma formação específica. Por último, constatamos que, a atitude inclusiva dos docentes durante a aula, poderá levar a que estes alunos sejam socialmente aceites pelos restantes colegas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectEducação Física (EF)pt_PT
dc.subjectDéfice Cognitivopt_PT
dc.titleInclusão de alunos com Défice Cognitivo nas aulas de Educação Físicapt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEM- Silvia.Lopes - 2020144.pdf806.04 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.