Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3117
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Afonso, Carlos | - |
dc.contributor.author | Carneiro, José Manuel Maia | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T10:37:24Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T10:37:24Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3117 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação pretende compreender, as interações Linguísticas entre alunos Surdos com Perturbação do Espectro do Autismo e alunos ouvintes numa EREBAS. Com base nesta preocupação, formulamos a questão de investigação e realizamos entrevistas a 4 sujeitos provenientes de uma escola de referência do norte. Desta forma, são objetivos deste estudo, conhecer a organização de uma EREBAS, bem como a sua resposta educativa e recursos específicos utilizados, com este grupo de alunos e ainda, se efetivamente a LGP pode ser uma mais-valia para estes alunos. Após a análise dos resultados obtidos, é possível aferir que os alunos Surdos com PEA, não se constituem como um grupo separado dos restantes alunos Surdos. Não existe uma caraterística distintiva, o que faz, com que possamos afirmar que os problemas e dificuldades, na interação linguística, com alunos ouvintes e restante comunidade educativa, sejam os mesmos que sentem os alunos Surdos, mas dificuldades essas, potenciadas pela PEA. Na verdade, a LGP pode ser uma mais-valia, desde que o aluno mediante as suas caraterísticas, consiga fazer a sua aquisição, e quanto mais precocemente melhor. A realização deste estudo contribuiu também, para identificar que é necessária mais pesquisa e investigação, no sentido de valorizar e encontrar a resposta educativa para este grupo de alunos. Na verdade, muitas vezes as respostas educativas estão direcionadas ou para a Surdez ou para a PEA, por isso é necessário oferecer uma resposta, que englobe a Surdez e a PEA | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Surdez | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.title | A interação Linguística entre alunos Surdos com Perturbação do Espectro do Autismo e alunos ouvintes numa EREBAS | pt_PT |
dc.type | bachelor Thesis | pt_PT |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SEM - José Maia Carneiro.pdf | 890.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.