Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Carlos-
dc.contributor.authorCarneiro, José Manuel Maia-
dc.date.accessioned2022-06-13T10:37:24Z-
dc.date.available2022-06-13T10:37:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3117-
dc.description.abstractEsta investigação pretende compreender, as interações Linguísticas entre alunos Surdos com Perturbação do Espectro do Autismo e alunos ouvintes numa EREBAS. Com base nesta preocupação, formulamos a questão de investigação e realizamos entrevistas a 4 sujeitos provenientes de uma escola de referência do norte. Desta forma, são objetivos deste estudo, conhecer a organização de uma EREBAS, bem como a sua resposta educativa e recursos específicos utilizados, com este grupo de alunos e ainda, se efetivamente a LGP pode ser uma mais-valia para estes alunos. Após a análise dos resultados obtidos, é possível aferir que os alunos Surdos com PEA, não se constituem como um grupo separado dos restantes alunos Surdos. Não existe uma caraterística distintiva, o que faz, com que possamos afirmar que os problemas e dificuldades, na interação linguística, com alunos ouvintes e restante comunidade educativa, sejam os mesmos que sentem os alunos Surdos, mas dificuldades essas, potenciadas pela PEA. Na verdade, a LGP pode ser uma mais-valia, desde que o aluno mediante as suas caraterísticas, consiga fazer a sua aquisição, e quanto mais precocemente melhor. A realização deste estudo contribuiu também, para identificar que é necessária mais pesquisa e investigação, no sentido de valorizar e encontrar a resposta educativa para este grupo de alunos. Na verdade, muitas vezes as respostas educativas estão direcionadas ou para a Surdez ou para a PEA, por isso é necessário oferecer uma resposta, que englobe a Surdez e a PEApt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.titleA interação Linguística entre alunos Surdos com Perturbação do Espectro do Autismo e alunos ouvintes numa EREBASpt_PT
dc.typebachelor Thesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEM - José Maia Carneiro.pdf890.25 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.