Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Paula-
dc.contributor.authorBarbas, Joana de Sousa Passos Carvalho-
dc.date.accessioned2022-06-13T14:35:54Z-
dc.date.available2022-06-13T14:35:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3126-
dc.description.abstractO projeto de investigação da Pós-Graduação em Educação Especial intitulado “(D)enunciar a Escola Inclusiva: do discurso à prática” pretende ser uma reflexão sobre os modos de construção social da escola inclusiva, e, simultaneamente, acalentar um debate capaz de equacionar pontos de vista divergentes, relativamente às perspetivas sociopolíticas da educação e ao impacto das práticas educativas na construção dos processos pedagógicos, particularmente, da educação especial. As iniciativas para a inclusão social e educativa de crianças excecionais há muito que percorrem o seu caminho. A luta pela equidade, qualidade e direitos na educação encontram-se cada vez mais presentes na elaboração de leis e práticas educativas, promotoras de escolas cada vez mais inclusivas. Com o estudo dos discursos de inclusão que nos levou a (d)enunciar a inclusão escolar, perseguimos o objetivo principal de compreender a génese, a implementação e o desenvolvimento da inclusão, num microcosmos escolar, decorrente da aplicação do modelo de inclusão na escola pública, com o Decreto-Lei n.º 54/2018. (D)enunciar a inclusão crítica permite-nos, também, identificar caminhos de aprendizagem e de desenvolvimento da inclusão escolar, isto é, permite-nos apostar numa pedagogia da educação crítica, através do enunciar de inclusão ponderada. Tendo como preocupação elementar fazer emergir as perceções dos docentes e com base em cinco entrevistas, procuramos construir um corpo de objetos sobre as diferentes perspetivas em torno da educação e inclusão de crianças excecionais.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.title(D)enunciar a Escola Inclusiva: Do discurso à práticapt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(D)enunciar a escola inclusiva - Joana Barbas - 2020143.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.