Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3130
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dc.contributor.advisorLima, Rosa-
dc.contributor.authorAlexandre, Catarina-
dc.date.accessioned2022-06-13T15:32:53Z-
dc.date.available2022-06-13T15:32:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3130-
dc.description.abstractNeste trabalho focar-nos-emos no desempenho linguístico enquanto processo cuja temporalidade se situa nos primeiros anos de vida da criança, na qual aquisição e desenvolvimento da linguagem se encontram em estreita união. Os estímulos linguísticos proporcionados à criança, inicialmente no seio familiar e posteriormente no contexto escolar, vão ser preponderantes em todo este processo de aquisição da linguagem. Tal processo ocorre progressivamente e nele a criança vai interiorizando primeiramente os sons da sua língua materna que lhe irão permitir formar palavras e frases, atingindo, deste modo, a enorme mestria de poder comunicar com os outros, da forma mais facilitada e imediata que é a linguagem verbal oral. Assim sendo, a aquisição da linguagem inicia-se com o desenvolvimento fonológico e este expressa-se através da prática dos sons mais simples em seus múltiplos sistemas de oposição. O incremento desta atividade permite o acesso à formação de palavras as quais referenciam realidades passiveis de serem partilhadas entre ouvintes e falantes. A fonologia, assente na fonética (a atividade física dos sons da fala) sofre alterações durante todo o processo de infância pois ela representa a ponte entre o som e o sentido do mesmo em contextos específicos, contextos fonológicos diversificados que traduzem distintas realidades. Neste projeto demonstraremos que cabe ao educador desenvolver estratégias que vão de encontro às necessidades específicas de cada criança e que permitem, à mesma, alcançar competências para adquirirem os sons mais complexos, ou seja, os fonemas de aquisição tardia. A partir desta perspetiva, neste trabalho procuraremos perceber o impacto da música enquanto estratégia pedagógica diferenciadora que pretende desenvolver a articulação e a distinção de fonemas, seja em contexto isolado (onomatopeias) seja em contextos fonológicos específicos (sistemas de contraste intersonoros que configuram a língua). Através de uma exaustiva pesquisa bibliográfica e da aplicação de inquéritos a profissionais ligados à educação/intervenção e da realização de entrevistas a terapeuta da fala e professora universitária na área da linguística, fizemos uma incursão acerca das representações que estes profissionais detêm acerca da pertinência do uso da música enquanto estratégia fomentadora da aquisição linguística, na criança. O recurso didático que promove essa aquisição é materializado no Cancioneiro, em anexo (anexo5).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAquisição da linguagempt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_PT
dc.titleMusicalidade e Linguagem Infantil: Conexõespt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
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