Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3133
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Afonso, Carlos Manuel Peixoto | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Joana Antónia Pinheiro da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T15:46:16Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T15:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3133 | - |
dc.description.abstract | A integração das escolas profissionais no âmbito de aplicação do Decreto-Lei nº54/2018 trouxe várias incertezas no âmbito da sua operacionalização. Para além disso, a integração dos conceitos de inclusão e equidade pretendem romper com o paradigma de promoção da igualdade de oportunidades e de acessos que se tem vindo a preconizar nos últimos anos. Este projeto pretende estudar a aplicabilidade do referido decreto-lei, no ensino e formação profissional. Deste modo, iremos estudar os modos de organização dos cursos de profissionais, do seu plano curricular e sistema modular e a forma como este deve integrar os pressupostos da educação inclusiva. O estudo empírico será realizado na escola profissional onde a autora exerce funções e terá como suporte o inquérito por questionários e a realização de dois focus group distintos, no sentido de auscultar as perspetivas de alunos e professores relativamente à aplicação de medidas de inclusão. Da análise dos mesmos, serão retiradas as devidas conclusões que, com uma forte componente de autorreflexão, servirão de base para a definição de um plano de ações que visem melhorar as práticas inclusivas no contexto da escola profissional. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Decreto-Lei nº54/2018 | pt_PT |
dc.title | A educação inclusiva no ensino profissional: definição de um plano de ações | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SEM_Joana Ribeiro.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.