Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Carlos Manuel Peixoto-
dc.contributor.authorRibeiro, Joana Antónia Pinheiro da Cruz-
dc.date.accessioned2022-06-13T15:46:16Z-
dc.date.available2022-06-13T15:46:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3133-
dc.description.abstractA integração das escolas profissionais no âmbito de aplicação do Decreto-Lei nº54/2018 trouxe várias incertezas no âmbito da sua operacionalização. Para além disso, a integração dos conceitos de inclusão e equidade pretendem romper com o paradigma de promoção da igualdade de oportunidades e de acessos que se tem vindo a preconizar nos últimos anos. Este projeto pretende estudar a aplicabilidade do referido decreto-lei, no ensino e formação profissional. Deste modo, iremos estudar os modos de organização dos cursos de profissionais, do seu plano curricular e sistema modular e a forma como este deve integrar os pressupostos da educação inclusiva. O estudo empírico será realizado na escola profissional onde a autora exerce funções e terá como suporte o inquérito por questionários e a realização de dois focus group distintos, no sentido de auscultar as perspetivas de alunos e professores relativamente à aplicação de medidas de inclusão. Da análise dos mesmos, serão retiradas as devidas conclusões que, com uma forte componente de autorreflexão, servirão de base para a definição de um plano de ações que visem melhorar as práticas inclusivas no contexto da escola profissional.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectDecreto-Lei nº54/2018pt_PT
dc.titleA educação inclusiva no ensino profissional: definição de um plano de açõespt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEM_Joana Ribeiro.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.