Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerra, Helena-
dc.contributor.authorMendes, Denise Nogueira-
dc.date.accessioned2022-06-14T08:19:24Z-
dc.date.available2022-06-14T08:19:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3134-
dc.description.abstractEm 2018, o enquadramento normativo para as necessidades educativas especiais sofreu novamente alterações com a aprovação do Decreto-Lei n.º 54/2018, que veio “reorganizar” o mundo das escolas com o novo paradigma da educação inclusiva. O presente decreto-lei surgiu para estabelecer as normas e os princípios que garantem a inclusão, visando “responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (art. º1.º), afastando a conceção de que é necessário categorizar para intervir. Este princípio aplica-se também às crianças disléxicas, crianças inteligentes, mas com um ritmo e processo de aprendizagem diferentes. É de vital importância perceber que a Dislexia traz consigo imensas dificuldades ao nível da aprendizagem da leitura e da escrita, mas também traz consequências emocionais significativas cujos efeitos perduram para toda a vida. Assim, é necessário realizar uma intervenção precoce e fornecer ferramentas inovadoras que permitam aos professores trabalhar com estas crianças. Neste projeto de investigação adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa. Tendo por base o objetivo do estudo, nomeadamente, indagar sobre o impacto que os jogos lúdico-desportivos podem ter na estimulação cognitiva de crianças com PAE, foram utilizados dois instrumentos para a recolha de dados: a observação direta, com recurso a um diário de bordo e a entrevista, permitindo assim o cruzamento de dados. Da análise dos dados recolhidos e discussão dos resultados obtidos, concluiu-se que os jogos lúdico desportivos podem ser uma boa ferramenta para trabalhar a estimulação cognitiva, nomeadamente a memória, atenção e inibição. Este trabalho apesar de conclusivo para esta amostra de estudo, está aquém do ponto de vista daquilo que ainda pode ser realizado, no entanto é incentivador e abre caminho para futuras investigações.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectDecreto-Lei nº54/2018pt_PT
dc.subjectPerturbação de aprendiza em específica (PAE)pt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.titleO impacto dos jogos lúdico/desportivos na estimulação cognitiva de crianças com PAEpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto seminário-denise mendes.pdf554.95 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.