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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Afonso, Carlos Manuel Peixoto | - |
dc.contributor.author | Laranjeira, Ana Cristina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T14:26:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T14:26:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3158 | - |
dc.description.abstract | Com a aplicação do Decreto-lei nº54/2018 nas escolas e com a presença de todos os alunos nas aulas práticas de Educação Física surgem dificuldades, na prática pedagógica, dos professores para aplicar todos os conteúdos para todos os alunos. É urgente que a escola e os professores estejam preparados e arranjem soluções para potencializar as capacidades de cada aluno, indo ao encontro das suas necessidades. Este trabalho pretende fazer um levantamento das dificuldades sentidas pelos professores de Educação Física a partir da aplicação deste decreto, assim como de perceber quais as estratégias que eles usaram neste contexto. Tendo como base a pergunta de partida “Qual o impacto do decreto-lei nº 54/2018, na prática pedagógica, na perspetiva dos docentes de educação física?” foram realizadas entrevistas para que cinco professores de Educação Física partilhassem as suas experiências e vivências na sua prática pedagógica e adaptação ao Decreto-Lei nº54/2018. Após realizada a análise de conteúdo destas entrevistas foi possível verificar que os professores sentem que há pontos negativos, nomeadamente o aumento da burocracia, o número excessivo de alunos por turma, a falta de um professor coadjuvante de Educação Física, assim como a falta de formação dada a nível burocrático, mas também a nível prático. Por outro lado, há uma enorme colaboração, por parte de toda a comunidade educativa, para que todos os alunos se sintam integrados em qualquer parte e atividade da escola. É também percetível que os professores de EF fazem constantes planeamentos, reflexões e adaptações para a melhoria da prática pedagógica, sendo o objetivo valorizar a diversidade encontrada nos seus alunos e que estes aprendam, verdadeiramente, os conteúdos da EF. Por fim, é possível concluir que este estudo pretende que sejam, cada vez mais, estudadas as estratégias para que os professores de educação física valorizem cada aluno e adaptem a sua prática pedagógica aos seus alunos. Palavras-chave: DECRETO-LEI Nº 54/2018, ESCOLA INCLUSIVA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTRATÉGIAS. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Decreto-lei nº54/2018 | pt_PT |
dc.subject | Professores de Educação Física (EF) | pt_PT |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_PT |
dc.title | Os professores de Educação Física e o Decreto-lei 54/2018 | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
degois.publication.title | PG EE: Inclusão, Desenvolvimento e Aprendizagens - 3ª ed. 2021/2022 | pt_PT |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
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