Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3166
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorFigueiredo, Joana Lopes-
dc.date.accessioned2022-09-19T11:44:35Z-
dc.date.available2022-09-19T11:44:35Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3166-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo principal identificar e elencar os fatores chave que maximizam a satisfação dos pais de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) na educação pré-escolar. Assumindo contornos de estudo de caso, encetamos uma pesquisa que satisfez grandes três propósitos: percecionar os sentimentos que os pais diariamente vivenciam em relação ao jardim de infância, analisar as representações dos pais sobre a intervenção educativa, auscultar a participação e o envolvimento parental dos pais de alunos com PEA. Para além da revisão bibliográfica sobre o autismo, a dinâmica familiar específica desta problemática e o conceito de satisfação, o estudo consistiu na auscultação de cinco Encarregadas de Educação de crianças com PEA a frequentar a resposta de pré-escolar num Jardim de Infância na cidade do Porto, através de entrevistas semidiretivas e um breve inquérito por questionário. Os resultados analisados permitiram-nos não só a caracterização aprofundada de cada criança e da sua dinâmica familiar, como também uma visão mais alargada sobre os sentimentos, perceções, constrangimentos e fatores positivos face à frequência da educação-pré-escolar. Desta feita, foi possível perceber que fatores como a abertura e disponibilidade para ouvir e compreender cada família, as estratégias pedagógicas e a articulação escola-família, bem como o carinho emprestado a cada contacto são primordiais para a satisfação dos pais e para o sucesso educativo das crianças com PEA. Consideramos que este estudo poderá ser de utilidade para que outras instituições de educação pré-escolar espelhem a sua atuação, de forma a facultar a melhor resposta possível no âmbito da Educação Inclusiva, também porque criar espaço de escuta ativa fortalece laços entre pais e equipas educativas em prol da mudança e melhoria de processos e procedimentospt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleFatores-chave de satisfação dos pais de crianças com perturbação do espectro do autismo na educação pré-escolar: um estudo de casopt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Educação Especial

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