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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Joana Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T15:53:30Z | - |
dc.date.available | 2022-11-18T15:53:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3170 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo principal identificar e elencar os fatores chave que maximizam a satisfação dos pais de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) na educação pré-escolar. Assumindo contornos de estudo de caso, encetamos uma pesquisa que satisfez grandes três propósitos: percecionar os sentimentos que os pais diariamente vivenciam em relação ao jardim de infância, analisar as representações dos pais sobre a intervenção educativa, auscultar a participação e o envolvimento parental dos pais de alunos com PEA. Para além da revisão bibliográfica sobre o autismo, a dinâmica familiar específica desta problemática e o conceito de satisfação, o estudo consistiu na auscultação de cinco Encarregadas de Educação de crianças com PEA a frequentar a resposta de pré-escolar num Jardim de Infância na cidade do Porto, através de entrevistas semidiretivas e um breve inquérito por questionário. Os resultados analisados permitiram-nos não só a caracterização aprofundada de cada criança e da sua dinâmica familiar, como também uma visão mais alargada sobre os sentimentos, perceções, constrangimentos e fatores positivos face à frequência da educação-pré-escolar. Desta feita, foi possível perceber que fatores como a abertura e disponibilidade para ouvir e compreender cada família, as estratégias pedagógicas e a articulação escola-família, bem como o carinho emprestado a cada contacto são primordiais para a satisfação dos pais e para o sucesso educativo das crianças com PEA. Consideramos que este estudo poderá ser de utilidade para que outras instituições de educação pré-escolar espelhem a sua atuação, de forma a facultar a melhor resposta possível no âmbito da Educação Inclusiva, também porque criar espaço de escuta ativa fortalece laços entre pais e equipas educativas em prol da mudança e melhoria de processos e procedimentos. Palavras-Chave: Autismo, educação pré-escolar, famílias, satisfação | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento parental | pt_PT |
dc.title | Fatores-chave de satisfação dos pais de crianças com perturbação do espectro do autismo na educação pré-escolar: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
degois.publication.title | Pós-Graduação em Educação Especial: Inclusão, Desenvolvimento e Aprendizagens | pt_PT |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
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Joana Figueiredo - 2002151.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
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