Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3176
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Mónica | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Jéssica Cristina Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T10:50:24Z | - |
dc.date.available | 2022-12-06T10:50:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3176 | - |
dc.description.abstract | A educação ambiental é um conceito que tem vindo a ser alvo de grandes preocupações na sociedade e na educação. Atualmente, estas questões têm sido constantemente abordadas devido a todas as problemáticas que vemos no nosso mundo. Assim, é necessário haver uma alteração nos comportamentos, que só será possível se houver uma consciencialização sobre o papel da humanidade para o nosso planeta. Esta investigação pretende perceber como a educação, mais concretamente a expressão plástica pode contribuir para uma consciencialização ambiental da criança, de modo a adotarem comportamentos mais conscientes, em relação ao planeta. Para tal, elencamos os seguintes objetivos: i) Consciencializar os alunos para a sua responsabilidade ambiental, partindo da expressão plástica e ii) Compreender o que as crianças pensam sobre a questão ambiental. Esta é uma investigação de natureza qualitativa, onde se utilizou como recolha de dados a observação participante e o inquérito por questionário. Participaram neste trabalho 43 alunos e 298 educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos, permitiram concluir que a expressão plástica é uma das principais ferramentas para promover o desenvolvimento da consciencialização das crianças, relativamente à questão ambiental. Assim sendo, importa referir que através da expressão plástica, os alunos sejam capazes de adotar comportamentos mais sustentáveis e conscientes diariamente, sendo os facilitadores de um futuro mais sustentável. Do mesmo modo, devem promover a consciencialização, sobre a sustentabilidade e mudanças de hábitos, àqueles que os rodeiam. Palavras-chave: Educação, Ambiente, Expressão plástica, Sociedade | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação ambiental | pt_PT |
dc.subject | Expressão plástica | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.title | A importância da expressão plástica para a consciencialização ambiental | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203105230 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Investigação Final - Jéssica Monteiro.pdf | 11.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.