Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3180
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dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Raquel Martins da Silva-
dc.date.accessioned2022-12-06T12:23:22Z-
dc.date.available2022-12-06T12:23:22Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3180-
dc.description.abstractDefendendo a aprendizagem como um direito de todos, o professor é, ainda, inegavelmente um dos seus principais garantes, na perspetiva tão contemporânea de Paulo Freire, para quem “Ensinar não é criar conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” (2004, p.22). Gerir o currículo atendendo à individualidade de cada aluno, mais do que uma opção, deverá resultar de uma atitude e de uma prática profissional comprometida com o desenvolvimento de todos os alunos e de cada aluno: entendemos a diferenciação pedagógica, medida universal de apoio à aprendizagem e à inclusão, como uma das estratégias pedagógicas mais alinhadas com esse compromisso. O presente relatório de estágio, concebido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, deriva de um percurso investigativo que estabeleceu como principais objetivos aceder a conceções sobre diferenciação pedagógica, identificar práticas de diferenciação pedagógica adotadas nas salas de aula na atualidade e determinar tanto motivos que justificam a sua adoção como fatores considerados condicionantes da sua implementação. Os resultados obtidos, decorrentes de uma abordagem mista baseada na auscultação de docentes em exercício profissional ativo e futuras docentes, permitiram constatar bastante convergência nas conceções e práticas desses participantes, no que diz respeito ao conceito de Diferenciação Pedagógica, sobre as razões que justificam a sua mobilização, quanto às estratégias que implementam aquando da sua adoção e sobre os constrangimentos com que se deparam em processos de ensino diferenciadores. Palavras-chave: Diferenciação Pedagógica; Práticas docentes; Prática de Ensino Supervisionada; 1.º CEB; 2.º CEB.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º e 2º ciclos)pt_PT
dc.subjectPráticas docentespt_PT
dc.titleConceções e práticas de diferenciação pedagógica na docência e em pré-profissionalizaçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203105346-
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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