Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3189
Title: Co-construção de sentido(s) e significado(s): experiências formativas em contexto de 1º e 2º CEB
Authors: São Bento, Mariana Araújo
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Prática de Ensino Supervisionada (PES)
Estratégias neurodidáticas
Ensino básico (1º e 2º ciclos)
Motivação dos alunos
Envolvimento dos alunos
Issue Date: 14-Jul-2022
Abstract: O presente relatório tem como principal finalidade perceber de que modo o professor pode fazer a diferença na forma como os alunos aprendem, recorrendo ao estudo e implementação de estratégias neurodidáticas. Partindo de uma análise de diversas teorias públicas, apresentar-se-á quatro experiências de prática de ensino supervisionada (em cada um dos ciclos de ensino – 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico) e conta com um trabalho investigativo de natureza qualitativa, de tipo descritivo, envolvendo 42 participantes. O foco investigativo e formativo reuniu um conjunto de estratégias potenciadoras da memória, motivação e envolvimento, comunicação, pensamento crítico, compreensão e autorregulação. De salientar a confirmação de que as estratégias neurodidáticas revelam uma prática, centralizada no aluno e na sua aprendizagem, sendo fundamental para o sucesso educativo, assim como a utilização de recursos e instrumentos diversificados aumentam a motivação, o interesse e o empenho por parte dos mesmos, no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem, embora alguns professores evidenciem resistências a este tipo de prática educativa. Palavras-chave: Motivação, envolvimento dos alunos, estratégias neurodidáticas, prática de ensino supervisionada
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3189
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_2017062.pdf4.76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.