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    http://hdl.handle.net/20.500.11796/3189| Title: | Co-construção de sentido(s) e significado(s): experiências formativas em contexto de 1º e 2º CEB | 
| Authors: | São Bento, Mariana Araújo | 
| Orientador: | Gonçalves, Daniela | 
| Keywords: | Prática de Ensino Supervisionada (PES) Estratégias neurodidáticas Ensino básico (1º e 2º ciclos) Motivação dos alunos Envolvimento dos alunos | 
| Issue Date: | 14-Jul-2022 | 
| Abstract: | O presente relatório tem como principal finalidade perceber de que modo o professor pode fazer a diferença na forma como os alunos aprendem, recorrendo ao estudo e implementação de estratégias neurodidáticas. Partindo de uma análise de diversas teorias públicas, apresentar-se-á quatro experiências de prática de ensino supervisionada (em cada um dos ciclos de ensino – 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico) e conta com um trabalho investigativo de natureza qualitativa, de tipo descritivo, envolvendo 42 participantes. O foco investigativo e formativo reuniu um conjunto de estratégias potenciadoras da memória, motivação e envolvimento, comunicação, pensamento crítico, compreensão e autorregulação. De salientar a confirmação de que as estratégias neurodidáticas revelam uma prática, centralizada no aluno e na sua aprendizagem, sendo fundamental para o sucesso educativo, assim como a utilização de recursos e instrumentos diversificados aumentam a motivação, o interesse e o empenho por parte dos mesmos, no que se refere ao processo de ensino e de aprendizagem, embora alguns professores evidenciem resistências a este tipo de prática educativa. Palavras-chave: Motivação, envolvimento dos alunos, estratégias neurodidáticas, prática de ensino supervisionada | 
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3189 | 
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | 
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