Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorFerreira, Inês Sofia Tedim Matos-
dc.date.accessioned2023-01-02T16:40:41Z-
dc.date.available2023-01-02T16:40:41Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.date.submitted2022-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3191-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo perceber de que forma a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada na valência de Pré-Escolar e no ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que forma os docentes podem aplicar esta metodologia, tendo em conta as suas vantagens e os seus constrangimentos. Desta forma, será tratado ao longo do relatório os desafios de uma educação no século XXI, refletindo acerca de uma possível mudança ou inovação no seio escolar, assim como o papel do docente numa educação presente e de futuro. De natureza qualitativa, a técnica de recolha de dados utilizada foi o inquérito por entrevista, realizado aos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de perceber de que forma estes profissionais valorizam a importância da cooperação no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tendo em conta as suas principais vantagens e constrangimentos. As principais conclusões do estudo revelam que a aprendizagem cooperativa, quando aplicada, traz vantagens à aprendizagem não apenas cognitiva, mas também social dos alunos. Contudo, no que se refere à utilização desta metodologia no processo de ensino e de aprendizagem, alguns professores mostram-se resistentes à sua utilização. Palavras-Chave: aprendizagem cooperativa; metodologias ativas; educação; mudança; inovaçãopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.titleConstruir conhecimento pela aprendizagem cooperativapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203135660pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inês Ferreira.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.