Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3192
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramalho, Rui | - |
dc.contributor.author | Pinto, Diana Patrícia Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-02T17:02:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-02T17:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3192 | - |
dc.description.abstract | Segundo uma pesquisa realizada no IAVE é possível concluir que no domínio da Geometria e Medida existe uma maior percentagem de alunos que revelaram ter dificuldades no seu desempenho. Portanto é importante realizar pesquisas sobre o assunto. Assim sendo, de forma a interligar a didática na matemática, relativamente ao domínio da Geometria e Medida, e a aprendizagem através do jogo, o grande objetivo é compreender o papel do jogo na aprendizagem das propriedades dos sólidos geométricos. A Geometria e Medida, mais precisamente os sólidos geométricos, apresentam um papel muito importante na vida do ser humano. Por isso mesmo, estes conteúdos são trabalhados desde muito cedo de forma a desenvolverem as suas capacidades. A aprendizagem dos sólidos geométricos pode promover capacidades tais como visualização, a verbalização, a construção e manipulação de objetos geométricos, a organização lógica do pensamento matemático e a aplicação dos conhecimentos geométricos a outras situações. Desta forma, para que seja possível desenvolver todas essas capacidades da melhor forma e para que haja aprendizagens significativas, é necessário realizar várias investigações. Tendo em consideração a importância do jogo na aprendizagem da matemática, foi desenvolvido um recurso, nomeadamente, um jogo de tabuleiro para o 6.º ano de escolaridade. Este jogo terá a finalidade de trabalhar o conteúdo dos sólidos geométricos. Tendo em conta o objetivo do trabalho, o mesmo foi implementado numa escola pública, numa turma do 6.º ano, onde os participantes do estudo, responderam a bilhete de entrada, de seguida realizam um jogo e o bilhete de saída. Por fim, realizam um inquérito por questionário com o objetivo de dar a conhecer a sua perspetiva. Os resultados indicam que a utilização do jogo teve um impacto semelhante a uma aula tradicional. Contudo, teve grande impacto na motivação dos alunos no que diz respeito à participação. Palavras-chave: Jogo; Geometria; Sólidos Geométricos | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática - sólidos geométricos | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem através do jogo | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico (6º ano) | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.title | O jogo na aprendizagem das propriedades dos sólidos geométricos no 2º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203135229 | - |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de investigação_Diana Pinto.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.