Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorCoutinho, Catarina Dias-
dc.date.accessioned2023-01-13T15:39:20Z-
dc.date.available2023-01-13T15:39:20Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3195-
dc.description.abstractAtualmente, existe cada vez mais a preocupação em simplificar o processo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos ativos, com valores e competências, o que permite uma intervenção positiva na sociedade. O presente relatório tem como principal objetivo compreender a aliança entre estratégias neurodidáticas e aprendizagens significativas como modo de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem tendo em conta o professor, os alunos e a escola/comunidade educativa. Neste âmbito, foram aplicadas em contexto sala de aula, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma com vinte alunos no 4.º ano de escolaridade, diversas intervenções educativas baseadas em estratégias neurodidáticas. Desta forma, no período da prática de ensino supervisionada foram elaboradas planificações, tendo por base o ensino personalizado e o contexto situado e vulnerável dos alunos. Por fim, com a análise dos resultados e das diferentes perspetivas dos intervenientes - alunos, professores supervisor e cooperante e estagiária - consideramos que os resultados obtidos comprovam que as diversas metodologias de aprendizagens adotadas são eficazes e essenciais para o desenvolvimento positivo dos alunos. Palavras-chave: neuroeducação; estratégias neurodidáticas; intervenção educativa; metodologias de aprendizagem; 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectNeuroeducaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagens significativaspt_PT
dc.titleA metodologia de aprendizagem faz a diferençapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203159896pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio Final_Catarina Coutinho (2017047).pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.