Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorTeixeira, Paula Alexandra Pinto-
dc.date.accessioned2023-01-13T16:30:46Z-
dc.date.available2023-01-13T16:30:46Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3198-
dc.description.abstractO relatório apresenta-se dividido em dois grandes capítulos, sendo que os mesmos se dividem em subcapítulos. O primeiro capítulo refere-se ao enquadramento teórico, abordando as perspetivas teóricas, nomeadamente a Educação Pré-Escolar atualmente, bem como a conceção de professor investigador e os referentes teóricos que sustentam a prática pedagógica. Também aqui será abordada toda a informação recolhida sobre a música e o lúdico e o impacto que estes têm nas aprendizagens das crianças. No segundo capítulo é apresentada a metodologia de investigação, reflete-se sobre a pertinência do tema, designadamente as opções metodológicas, os instrumentos utilizados, os sujeitos participantes no estudo, os procedimentos realizados, apresentação, análise e discussão dos dados. Também é caracterizado o contexto em que decorreu toda a investigação e a análise de diversos documentos da instituição, com o intuito de desmitificar o meio envolvente, a família e o grupo de crianças. Também se encontram descritas as intervenções realizadas pela estagiária em que o lúdico e a música se assumem como as principais componentes de todo o processo de aprendizagem. Por último, são apresentadas as considerações finais onde se procurar refletir sobre os dados recolhidos e a sua articulação com as questões de partida desta investigação. Palavras-chave: Lúdico, Música, Cooperação, Autoconhecimento, Atenção Auditiva, Aprendizagempt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectAtenção Auditivapt_PT
dc.subjectAprendizagens das criançaspt_PT
dc.titleA música e o envolvimento lúdico e afetivo como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais das crianças no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203159543pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação - Paula Teixeira - 2017107.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.