Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorMoreira, Leonor Freitas-
dc.date.accessioned2023-01-16T11:40:40Z-
dc.date.available2023-01-16T11:40:40Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3200-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade consiste em compreender o processo de construção do portefólio e a influência no desenvolvimento e aprendizagens da criança, aluno e adulto. Neste sentido, pretendeu-se responder aos seguintes objetivos condutores: compreender a possibilidade de integração do portefólio no quotidiano educativo do Jardim de infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico; compreender as possibilidades de participação das crianças no processo de construção do portefólio; compreender o papel dos vários intervenientes (criança, educador/professor, família) no processo de construção do portefólio; perceber tipos de feedback dado pelo adulto às crianças nos registos efetuados; perceber os tipos de comentários efetuados pelas crianças; compreender de que forma as questões do adulto promovem a reflexão da criança sobre os registos; entender se os educadores/professores e crianças consideram o portefólio como uma mais-valia. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico relativo à temática, entrevistas às crianças, nas duas valências, à educadora de infância e à professora cooperante do 1.º Ciclo do Ensino Básico do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Foram analisados os portefólios individuais em ambas as valências e o portefólio coletivo no contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente os respetivos comentários nos registos, quer dos adultos como das crianças. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Portefólios; Participação; Reflexão; Aprendizagenspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectPortefóliospt_PT
dc.subjectParticipação das criançaspt_PT
dc.titleExplorar o potencial dos portefólios: uma experiência na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203159594pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de investigação final. pdf.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.