Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3204
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dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Rita Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-16T14:22:14Z-
dc.date.available2023-01-16T14:22:14Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.date.submitted2022-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3204-
dc.description.abstractO objetivo principal proposto por este Relatório de Estágio, consiste na reflexão sobre as abordagens educativas essenciais mais significativas, resultantes da experiência de um estágio efetuado, no decurso deste curso de mestrado, nos planos da organização escolar e práticas pedagógicas. As reflexões foram obtidas, mediante uma profunda investigação bibliográfica e um estágio profissionalizante em dois contextos – valência da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - no sentido de conhecer as diferentes perspetivas de cada abordagem educativa para no futuro poder adotar, de uma forma fundamentada, monitorizada e melhorar não só formas de fazer aprender, mas também poder dar resposta aos desafios que irão surgir no âmbito da educação, perspetivando este exercício profissional como uma experiência que poderá alterar a configuração da escola num futuro próximo. Nesse sentido, houve a necessidade de, não só perceber como estas abordagens educativas circulavam nas escolas, mas também de compreender o tipo de conhecimento crítico das diferentes abordagens educativas. Foi também essencial perceber, a forma como se processa a sua aplicação e que tipo de ferramentas eram utilizadas para a sua implementação. O presente estudo permitiu, portanto, olhar para este tema com uma atitude diferente e perceber que a definição de aprendizagens essenciais exige uma alteração profunda nas práticas pedagógicas que ainda predominam nas escolas. A sala de aula deve tornar-se num espaço de descoberta, reflexão e construção, onde as crianças possam ter acesso as ferramentas necessárias para criar e construir o seu conhecimento. O professor deverá ser um guia nessa aprendizagem, tendo uma ação efetiva no acompanhamento das crianças ao longo de todo o processo. Esta integração de conhecimentos, competências e valores é indispensável para a construção de um projeto que contempla as crianças como atores e agentes de ação sobre a realidade, numa perspetiva do Saber e do Ser. Palavras-chave: abordagens educativas essenciais; praticas pedagógicas; (trans)Formação; aprendizagens; intervenção educativa.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagens essenciaispt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.titleEducar em (trans)formação: dinâmicas educativas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203157974pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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