Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Paula-
dc.contributor.authorSá, Daniela Filipa Carvalho de Sousa Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-01-16T16:56:53Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3211-
dc.description.abstractO estudo envolvido no presente relatório teve o objetivo de compreender de que forma é que o brincar e os brinquedos podem dar pistas sobre alguns dos processos de construção da identidade de género na criança em idade de Pré-Escolar. Ao longo do estágio, apercebemo-nos que as crianças relacionam alguns brinquedos, tarefas, profissões, sentimentos e comportamentos com o género masculino ou feminino. Existem também preferências de género na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-nos refletir e sentir que era de extrema importância tentar compreender de que forma e em que circunstâncias a construção das identidades sexual e de género se desenvolve na infância. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças na faixa etária dos quatro anos de idade. A instituição onde decorreu a investigação é de ensino privado, localizada na zona maior do Porto, Portugal. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância, através de uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas e a observação participante, percebemos que as referidas temáticas devem ser estudadas e desconstruídas, com vista à edificação de uma sociedade potenciadora dos valores intrínsecos a cada ser humano. Em suma, dada a atualidade da temática em estudo, espera-se que este trabalho possa constituir um contributo para futuras práticas educativas e investigativas. Palavras-chave: educação pré-escolar; brincar; brinquedos; identidade de género; estereótipos; agentes de socializaçãopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectIdentidade de géneropt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEstereótipospt_PT
dc.subjectAgentes de socializaçãopt_PT
dc.titleO brincar e a construção da identidade de género da criançapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2024-07-18-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203157877pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Sá.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.