Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Luísa-
dc.contributor.authorRibeiro, Vítor-
dc.contributor.authorOsório, António-
dc.date.accessioned2023-06-07T09:05:46Z-
dc.date.available2023-06-07T09:05:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAzevedo, L., Ribeiro, V. & Osório, A. (2022). Olhares pedagógicos de estudantes e docentes do ensino básico sobre o potencial pedagógico dos story maps. In Américo Silva e Ariana Silva (Ed.), A educação enquanto fenômeno social: Avanços, limites e contradições, vol. 3 (pp. 18-35). Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.5992226043pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-258-0159-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3228-
dc.description.abstractOs desenvolvimentos das tecnologias de mapeamento da web colocaram à disposição dos agentes educativos uma aplicação web que permite, a qualquer utilizador, a criação e partilha de narrativas digitais, recorrendo a texto descritivo e outros conteúdos multimédia, incluindo mapas interativos. O presente artigo apresenta e discute uma fração dos resultados obtidos numa investigação realizada no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, relativo ao potencial pedagógico e interdisciplinar dos storymaps, designadamente através do ArcGIS StoryMaps, para os processos de ensino-aprendizagem, na perspetiva de professores e estudantes do ensino básico. Os dados qualitativos recolhidos nesta investigação resultaram de um curso de formação de trinta horas, dirigida a docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e de atividades práticas dinamizadas em escolas públicas portuguesas com estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Para responder às nossas questões de investigação recorremos aos trabalhos produzidos pelos participantes, professores e estudantes, quer nas atividades escolares desenvolvidas, quer no curso de formação dinamizado. Para além dos recursos didático-pedagógicos construídos, reunimos as reflexões redigidas pelos professores sobre a problemática em estudo, e os discursos dos mesmos num focus group dinamizado na sessão de encerramento do curso de formação. No caso dos estudantes, reunimos os trabalhos produzidos e as opiniões partilhadas num focus group realizado no final das sessões de intervenção. Os resultados indicam que os estudantes e os docentes reconhecem o valor pedagógico do ArcGIS StoryMaps como tecnologia educativa, identificam os aspetos mais significativos que valorizam esta tecnologia em termos da sua eficácia, pertinência e atratividade e referenciam as principais limitações e barreiras associadas à integração pedagógica das mesmas nas experiências de aprendizagem da Educação Básica.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação Geográfica (TIG)pt_PT
dc.subjectPrograma ArcGis -- construção de mapaspt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º - 2º - 3º ciclos)pt_PT
dc.titleOlhares pedagógicos de estudantes e docentes do ensino básico sobre o potencial pedagógico dos story mapspt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage18pt_PT
degois.publication.lastPage35pt_PT
degois.publication.titleA educação enquanto fenômeno social : Avanços, limites e contradiçõespt_PT
degois.publication.volume3pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://atenaeditora.com.br/catalogo/post/olhares-pedagogicos-de-estudantes-e-docentes-do-ensino-basico-sobre-o-potencial-pedagogico-dos-story-maps#tabs-downloadpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22533/at.ed.5992226043pt_PT
Appears in Collections:Parte ou capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLHARES PEDAGÓGICOS DE ESTUDANTES.pdf881.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.