Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://hdl.handle.net/20.500.11796/3258| Title: | Resolução de Problemas com recurso a Materiais Manipuláveis no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico | 
| Authors: | Silva, Teresa Isabel Miranda da | 
| Orientador: | Ramalho, Rui | 
| Keywords: | Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo Matemática Materiais manipuláveis Ciências  | 
| Issue Date: | 13-Jul-2023 | 
| Abstract: | O seguinte estudo destina-se ao 1.º ciclo do ensino básico, mais 
especificamente, para uma turma do 1.º ano de escolaridade e tem como tema 
principal: “Resolução de Problemas com recurso a Materiais Manipuláveis no 1.º 
ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. 
O método desenvolvido e aplicado neste trabalho consistiu num processo 
de desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados com a 
resolução de problemas através de cinco intervenções aplicadas em contexto 
sala de aula. 
Todas estas intervenções foram aplicadas de forma a obter um processo 
de evolução e momentos de aprendizagem significativos para todos os 
estudantes The following study is aimed at the 1st cycle of basic education, more specifically, for a class of the 1st year of schooling and has as its main theme: “Problem solving using Manipulable Materials in the 1st year of 1 st cycle of basic education”. The method developed and applied in this work consisted of a process of developing skills and knowledge related to problem solving through five interventions applied in the classroom context. All these interventions were applied in order to obtain a process of evolution and significant learning moments for all students.  | 
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3258 | 
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Teresa Silva tese mestrado2023.pdf | 3.21 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










