Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3262
Title: O papel da Participação das Crianças no desenvolvimento da sua autonomia na Escola
Authors: Pinto, Diana Raquel Saraiva
Orientador: Cortesão, Irene
Keywords: Educação Pré-escolar
Ensino 1º ciclo
Autonomia
Participação das crianças
Issue Date: 20-Jul-2023
Abstract: Este trabalho de investigação procura chamar à atenção para a importância da participação das crianças nos contextos educativos e para o desenvolvimento da sua autonomia. Pretende-se também refletir sobre a necessidade de uma reformulação da escola tradicional para que esta participação aconteça, tanto a nível de espaço físico, como forma de dinamização, mas também na forma de pensar e agir dos adultos que nela exercem a sua função profissional. Neste contexto, discute-se o papel que esses mesmos adultos devem assumir para garantir a participação efetiva das crianças, assim como a necessidade de criação de espaços e tempos de participação nos contextos educativos. Neste quadro, chama-se a atenção para as assembleias de grupo e assembleias de turma, que surgem como espaços nos quais a criança se pode desenvolver como ser humano e ser participativo, da sociedade em que se encontra. Estes espaços e dinâmicas permitem inúmeras possibilidades, mas para que as crianças sejam capazes de tomar decisões e participar efetivamente, é necessário que lhes sejam concedidas oportunidades para tal. Nesta investigação, realizou-se um estudo de caso múltiplo durante o qual se observou e dinamizou assembleias em duas instituições e duas valências distintas: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo, foi possível perceber a importância que o adulto tem, ao não assumir o papel de protagonista, neste exercício de participação, permitindo que as crianças o façam, uma vez que estas têm competências para tal – no entanto, é necessário que o adulto as apoie, para que estas se desenvolvam e iniciem este processo o quanto antes.
This research project aims to draw attention to the importance of children's participation in educational contexts to develop their autonomy. It is also intended to reflect on the need to reform the traditional school so that this participation occurs, both at the level of the physical space, as a way of functioning, and in the form of thinking and acting of the adults working there. Thus, the role that these same adults should assume to guarantee the effective participation of children is discussed. As well as the need to create spaces and times of involvement in educational contexts. In this context, attention is drawn to group assemblies and class assemblies, which emerge as spaces in which the child may develop as a human being and be participatory in the society in which he/she is. However, these spaces and dynamics allow countless possibilities, but for children to make decisions and participate effectively, they must be given opportunities. In the scope of this research, a multiple case study was carried out, during which assemblies were observed and conducted in two institutions and two different areas: preschool and 1st cycle of primary education. With this study, it was possible to understand the adult’s importance in not assuming the role of protagonist in this exercise of participation, allowing the children to do it since they have the competencies to do it. However, the adult must support them so that they develop and start this process as early as possible.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3262
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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