Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pequito, Paula | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Bruna Filipa Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T11:05:44Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T11:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3264 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como principal objetivo compreender a perspetiva dos educadores de infância no processo do ensino-aprendizagem da criança no espaço exterior. O brincar no espaço exterior permite que as crianças vivenciem experiências importantes para a sua vida através do lúdico, estimulando a sua criatividade, curiosidade e autonomia. O educador deve ter um papel essencial em todo o processo de aprendizagem, proporcionando atividades e condições propícias a todo o processo educativo. Este estudo teve como base uma metodologia qualitativa, recorrendo a inquéritos por questionários, disponibilizados a oitenta e três educadores de infância pertencentes ao Distrito do Porto, sendo os dados obtidos através da Carta Social. Através dos questionários, foi possível averiguar que os profissionais de educação compreendem a importância do brincar no exterior, favorecendo-a na sua prática pedagógica. Com este trabalho, podemos concluir que o brincar no espaço exterior permite que as crianças tenham aprendizagens significativas e de qualidade, contribuindo para todo o seu processo de desenvolvimento e para a sua integração na sociedade. Palavras-chave: Brincar, Espaço Exterior, Aprendizagem, Desenvolvimento, Papel dos Educadores de Infância | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | A importância do brincar no exterior no processo de ensino-aprendizagem: perspetiva dos educadores de infância | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203390920 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Bruna Fernandes 2018025 - VERSÃO FINAL.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.