Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3267
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ana Luísa | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Luísa Espadinha Ferreira Mota | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T11:35:41Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T11:35:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3267 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar II, pertencente ao Mestrado de Educação Pré-escolar. Emergindo do interesse evidenciado pelas lengalengas e trava-línguas, bem como pela curiosidade relativa às suas potencialidades para o desenvolvimento da linguagem das crianças de 4 e 5 anos, surge a presente investigação. Deste modo, é nossa intenção estimular o desenvolvimento da linguagem através do recurso a textos da tradição oral portuguesa, investigando as repercussões resultantes desta exploração.Com a intenção de atingir os objetivos propostos pela investigação, sugeriu-se a implementação de seis sessões exploratórias. Cada uma destas propostas está organizada por uma lengalenga ou trava-línguas, assim como por um jogo de palavras, adequado ao nível de desenvolvimento das competências de consciência fonológica do grupo em questão. As intervenções educativas resultaram na reflexão e análise do significativo contributo das lengalengas e trava-línguas para o desenvolvimento das competências linguísticas, sociais e emocionais do grupo de crianças. Ressalva-se, ainda, a importância do presente estudo para o reconhecimento e compreensão das potencialidades desta tipologia textual, perspetivando-se novas diretrizes de investigação futura. Palavras-chave: Lengalengas, trava-línguas, linguagem, consciência fonológica, Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.title | As potencialidades das lengalengas para o desenvolvimento da linguagem em contexto de educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203391349 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final Ana Luísa Pimenta - VersãoEntrega 1-.pdf | 6.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.