Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorPinho, Mariana Sofia de Paiva Pinho-
dc.date.accessioned2023-11-29T12:56:42Z-
dc.date.available2023-11-29T12:56:42Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3269-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade reside em compreender a autoavaliação como estratégia de promoção e regulação da aprendizagem. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em perceber potencialidades das estratégias de autoavaliação das crianças para a aprendizagem, identificar estratégias promotoras de autoavaliação das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber se as crianças conseguem percecionar as aprendizagens que efetuam no contexto educativo com a implementação de estratégias de autoavaliação. Desta forma, realizou-se um enquadramento teórico relativo à temática e o desenvolvimento de uma metodologia de investigação que englobou procedimentos, técnicas e instrumentos de recolha de dados junto de crianças e educadora da prática de ensino supervisionada. Assim foram realizadas entrevistas a duas crianças, de um grupo de crianças com idades heterogéneas (3, 4 e 5 anos), em contexto de educação pré-escolar e entrevista a uma educadora de infância. Para esta investigação também foram utilizadas grelhas de análise para compreensão dos comentários reflexivos das crianças nos registos de portfólio. Para além disso, foram realizadas entrevistas a crianças do contexto de prática de ensino supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, concretamente de uma turma de 3.º ano, como estratégia de compreensão sobre a implementação da “caixa das conquistas”, estratégia esta utilizada como instrumento de regulação das dificuldades sentidas pelas crianças, após o seu processo de autoavaliação semanal, perspetivando a superação de capacidades e dificuldades.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The main intention is to understand self-evaluation as a learning promotion strategy. The main objectives of this work focused on understanding the potential of children's self-evaluation strategies for learning, identifying strategies that promote children's self-evaluation in early childhood education and in the first cycle of basic education, and understanding whether children can perceive the learning they do in the educational context with the implementation of self-evaluation strategies. Thus, a theoretical framework on the theme was developed and a research methodology was developed, which included procedures, techniques and instruments for data collection with children and educator of the supervised teaching practice. Thus, interviews were conducted with two children from a group of children of heterogeneous ages (3, 4 and 5 years old) in pre-school education and an interview with a kindergarten teacher. For this research, analysis grids were also used to understand the children's reflective comments in the portfolio records. In addition, interviews were conducted with children in the context of supervised teaching practice in the 1st cycle of basic education, specifically a 3rd grade class, as a strategy to understand the implementation of the "box of achievements", a strategy used as a tool to regulate the difficulties experienced by children after their weekly self-assessment process, with a view to overcoming skills and difficulties.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino 1º ciclopt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectPortfóliopt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.titleA autoavaliação na promoção da aprendizagem na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203390962pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.