Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3270
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Pereira, Diana Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T14:33:01Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T14:33:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3270 | - |
dc.description.abstract | Na sociedade atual, está cada vez mais evidente a diversidade de cada individuo marcada pela sua unicidade. Este estudo, integre no âmbito da formação de professores, tem como objetivo a promoção de práticas inclusivas em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, com o intuito de consciencializar as crianças/alunos para comportamentos, atitudes e valores que proporcionem a inclusão através do respeito e aceitação pelo outro. Com base na metodologia utilizada, através de evidências, uma entrevista, e um pequeno projeto de turma, foi possível analisar que a inclusão vária conforme as vivências e os contextos. Desta forma, em educação pré-escolar foram utilizadas evidencias que comprovam que o papel do educador pode ser exímio na promoção de práticas inclusivas. Também serão explanadas atividades a desenvolver tendo em conta uma prática inclusiva, trabalhando no seio do grupo com crianças com problemáticas associadas. Posteriormente, em 1º ciclo, houve uma maior necessidade de trabalhar e consciencializar para a inclusão, através de um mini projeto que permitiu tralhar conceitos como: diferença, respeito, empatia entre outros. Dos resultados obtidos, destacam-se a melhoria de comportamentos e atitudes por parte dos alunos do 1ºciclo e o trabalho distinto da educadora de pré-escolar na formação das crianças. Portanto este estudo adquire um caracter de sensibilização e promoção para práticas e formações inclusivas. Palavras-Chave: Educação Inclusiva, Respeito, Aceitação, Diferença, Diversidade, Educação Pré Escolar, 1º Ciclo do Ensino Bá | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.title | Crescer no respeito e na aceitação do outro: Promoção e consciencialização para a educação inclusiva | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203391284 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Diana Gomes Pereira (2017049) .pdf | 2.41 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.