Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorPereira, Diana Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:33:01Z-
dc.date.available2023-11-29T14:33:01Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.date.submitted2023-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3270-
dc.description.abstractNa sociedade atual, está cada vez mais evidente a diversidade de cada individuo marcada pela sua unicidade. Este estudo, integre no âmbito da formação de professores, tem como objetivo a promoção de práticas inclusivas em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, com o intuito de consciencializar as crianças/alunos para comportamentos, atitudes e valores que proporcionem a inclusão através do respeito e aceitação pelo outro. Com base na metodologia utilizada, através de evidências, uma entrevista, e um pequeno projeto de turma, foi possível analisar que a inclusão vária conforme as vivências e os contextos. Desta forma, em educação pré-escolar foram utilizadas evidencias que comprovam que o papel do educador pode ser exímio na promoção de práticas inclusivas. Também serão explanadas atividades a desenvolver tendo em conta uma prática inclusiva, trabalhando no seio do grupo com crianças com problemáticas associadas. Posteriormente, em 1º ciclo, houve uma maior necessidade de trabalhar e consciencializar para a inclusão, através de um mini projeto que permitiu tralhar conceitos como: diferença, respeito, empatia entre outros. Dos resultados obtidos, destacam-se a melhoria de comportamentos e atitudes por parte dos alunos do 1ºciclo e o trabalho distinto da educadora de pré-escolar na formação das crianças. Portanto este estudo adquire um caracter de sensibilização e promoção para práticas e formações inclusivas. Palavras-Chave: Educação Inclusiva, Respeito, Aceitação, Diferença, Diversidade, Educação Pré Escolar, 1º Ciclo do Ensino Bápt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.titleCrescer no respeito e na aceitação do outro: Promoção e consciencialização para a educação inclusivapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid203391284pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Diana Gomes Pereira (2017049) .pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.