Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3273
Title: Os jogos tradicionais em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Sousa, Maria Inês Teixeira de
Orientador: Pequito, Paula
Keywords: Educação Pré-escolar
Ensino 1º ciclo
Jogos tradicionais
Aprendizagem
Issue Date: 20-Jul-2023
Abstract: O presente relatório reporta-se às práticas desenvolvidas durante o estágio, no âmbito das unidades curriculares de Práticas Ensino Supervisionadas I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este documento sintetiza toda a investigação realizada ao longo de dois anos de estágio e tem como principal propósito apresentar uma reflexão sobre transmissão e utilização dos jogos tradicionais em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico. É fundamental compreender inicialmente a definição de jogo, assim como as suas potencialidades, como recurso pedagógico, que favorece um desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança. Foi possível verificar que, através de atividades lúdicas, as crianças alcançam aprendizagens muita mais significativas e superam dificuldades. Para a realização desta investigação foi ainda fulcral conhecer a origem do jogo tradicional, assim como a sua evolução ao longo do tempo e quem são os agentes de transmissão desta tradição oral, para que esta não se extinga nas gerações anteriores. Após este conhecimento prévio, foi possível investigar, analisar e compreender se esta tradição se mantém em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1ºCiclo do Ensino Básico e quem são os principais transmissores desta tradição oral, assim como as potencialidades educativas que estes advém e que são tão importantes para o desenvolvimento das criança.
This report reports on the practices developed during the internship as part of the course units of Supervised Teaching Practice I and II of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education. This document summarizes all the research carried out over two years of internship and its main purpose is to present a reflection on the transmission and use of traditional games in the context of Kindergarten and Primary School. It is fundamental to initially understand the definition of play, as well as its potential as a pedagogical resource that promotes the child's cognitive, motor, and social development. It was possible to verify that, through playful activities, children achieve much more significant learning and overcome difficulties. To carry out this research, it was also essential to know the origin of the traditional game, as well as its evolution over time and who are the agents of transmission of this oral tradition, so that it does not become extinct in previous generations. After this previous knowledge, it was possible to investigate, analyze and understand if this tradition is maintained in Kindergarten and Primary School contexts and who are the main transmitters of this oral tradition, as well as the educational potentialities that they have and that are so important for child development.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3273
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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