Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3274
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorBarbosa, Mariana Isabel Neves-
dc.date.accessioned2023-11-29T15:26:19Z-
dc.date.available2023-11-29T15:26:19Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.date.submitted2023-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3274-
dc.description.abstractO presente estudo é fruto da pesquisa desenvolvida no decorrer dos estágios em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alcançado na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. A principal intenção, com esta investigação, é compreender o processo da brincadeira como potenciadora de aprendizagens relevantes para a criança. Com o intuito de alcançar uma resposta foram propostos os seguintes objetivos: analisar as perspetivas sobre o brincar por parte das crianças e dos adultos; entender se é dado tempo necessário à criança para brincar; compreender as potencialidades que o espaço da intuição/escola oferece para brincar; compreender se o adulto permite a autonomia e a tomada de decisão da criança na escolha do espaço e dos materiais para brincar, compreender as potencialidades da criança transformar materiais estruturados e não estruturados em brinquedos. Neste sentido, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a temática pretendida, onde são exploradas algumas vertentes que vão de encontro aos objetivos acima propostos. Toda a análise dos dados foi desenvolvida tendo em conta as entrevistas as educadoras e professoras, os registos de observação de ambas as valências, os registos fotográficos relativos ao jardim de infância e as entrevistas às crianças do 1.⁰ CEB. Palavras-chave: Aprendizagem; Brincadeira; Espaço; Tempo; Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.titleExplorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203391101pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana_Relatório_Final_14_07_2023.pdf5.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.