Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2024-01-12T14:40:01Z-
dc.date.available2024-01-12T14:40:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationQuinta-Costa, M., Monteiro, I., Nogueira, I. C. & Gonçalves, D. (2022). Mantle of Expert e Commission Model: Inovação na sala de aula e na comunidade. In A. Guillén (Ed.), International Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research (Vol. 1). Thomson Reuters.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-1390-873-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3279-
dc.description.abstractO Mantle of the Expert (Mantle) e o Commission Model (Commission), desenvolvidos por Dorothy Heathcote no final da década de 1980 (Taylor, 2016), proporcionam o envolvimento dos alunos num enredo ficcional, mantido através de um jogo dramático, aplicando o currículo e desenvolvendo a autonomia e capacidade de decidir (Nogueira et al., 2017). No Mantle, o professor seleciona uma encomenda e inventa um cliente de modo a cumprir os objetivos curriculares. O cliente deve ser real ou verosímil, a encomenda promove a aprendizagem e o enredo ficcional proporciona momentos de tensão impulsionadores de decisões (Nogueira et al., 2018; 2019). No Commission, o cliente é real e a encomenda definida por este de modo que o enredo ficcional tem de respeitar os factos reais. Esta metodologia de ensino conjuga dois aspetos: aprender em conjunto e participação efetiva na sociedade, por isso, a encomenda deve ter impacto na sociedade (Heathcote, 2014). Os desafios da sociedade atual levam a escola a procurar abordagens inovadoras que permitam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, focadas na capacidade de decisão e empreendedorismo (Cherney, 2011). O conhecimento, teórico e prático, dessas abordagens na formação de professores reveste-se, assim, de grande relevância para assegurar a transformação educacional que hoje se impõe.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherThomson Reuterspt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMantle of Expertpt_PT
dc.subjectCommission Modelpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.titleMantle of Expert e Commission Model: Inovação na sala de aula e na comunidadept_PT
dc.typebookPartpt_PT
degois.publication.titleInternational Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research, (Vol. 1)pt_PT
degois.publication.volume1pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Appears in Collections:Parte ou capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mantle.pdf217.31 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.