Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3279
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Quinta e Costa, Margarida | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Isilda | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Isabel Cláudia | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T14:40:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-12T14:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Quinta-Costa, M., Monteiro, I., Nogueira, I. C. & Gonçalves, D. (2022). Mantle of Expert e Commission Model: Inovação na sala de aula e na comunidade. In A. Guillén (Ed.), International Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research (Vol. 1). Thomson Reuters. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-1390-873-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3279 | - |
dc.description.abstract | O Mantle of the Expert (Mantle) e o Commission Model (Commission), desenvolvidos por Dorothy Heathcote no final da década de 1980 (Taylor, 2016), proporcionam o envolvimento dos alunos num enredo ficcional, mantido através de um jogo dramático, aplicando o currículo e desenvolvendo a autonomia e capacidade de decidir (Nogueira et al., 2017). No Mantle, o professor seleciona uma encomenda e inventa um cliente de modo a cumprir os objetivos curriculares. O cliente deve ser real ou verosímil, a encomenda promove a aprendizagem e o enredo ficcional proporciona momentos de tensão impulsionadores de decisões (Nogueira et al., 2018; 2019). No Commission, o cliente é real e a encomenda definida por este de modo que o enredo ficcional tem de respeitar os factos reais. Esta metodologia de ensino conjuga dois aspetos: aprender em conjunto e participação efetiva na sociedade, por isso, a encomenda deve ter impacto na sociedade (Heathcote, 2014). Os desafios da sociedade atual levam a escola a procurar abordagens inovadoras que permitam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, focadas na capacidade de decisão e empreendedorismo (Cherney, 2011). O conhecimento, teórico e prático, dessas abordagens na formação de professores reveste-se, assim, de grande relevância para assegurar a transformação educacional que hoje se impõe. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Thomson Reuters | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mantle of Expert | pt_PT |
dc.subject | Commission Model | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.title | Mantle of Expert e Commission Model: Inovação na sala de aula e na comunidade | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
degois.publication.title | International Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research, (Vol. 1) | pt_PT |
degois.publication.volume | 1 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
Appears in Collections: | Parte ou capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mantle.pdf | 217.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.