Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.date.accessioned2024-01-12T14:40:46Z-
dc.date.available2024-01-12T14:40:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGonçalves, D. & Quinta-Costa, M. (2022). Inovar sem perder qualidade. In A. Guillén (Ed.), International Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research (Vol. 1). Thomson Reuters.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-1390-873-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3280-
dc.description.abstractAssumimos inovação pedagógica como um conjunto de dispositivos e processos sistemáticos e deliberados, através dos quais se visa induzir e promover transformações nas práticas pedagógicas vigentes, orientadas por princípios e valores que as legitimam, proporcionando resultados e processos de trabalho/práticas melhoradas (Ferguson et al., 2019). As expectativas globais em relação aos sistemas educativos são cada vez mais ambiciosas e, é nossa convicção, que as pedagogias inovadoras podem desempenhar um papel na motivação e desenvolvimento sistemático do que frequentemente se apelida nas estratégias governamentais por “aptidões e competências do séc. XXI” (Binkley et al., 2012). Partindo de um enquadramento que associa as competências de aprendizagem para o século XXI às evidentes e atuais necessidades de inovação em educação (Vincent-Lancrin et al., 2019), selecionamos estrategicamente 4 learning and innovation skills - Pensamento Crítico, Criatividade, Colaboração e Comunicação -, para inovar na formação de professores. Numerosos autores e organizações escreveram sobre as competências necessárias para o século XXI, entendidas como “combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes (...) centrais no perfil dos alunos, na escolaridade obrigatória” (Martins et al., 2017). O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins et al., 2017), publicado pelo Ministério da Educação de Portugal, aponta um conjunto de princípios, competências e valores que permitirão aos futuros adultos “intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável” (Martins et al., 2017, p. 10). Neste âmbito, Biffle (2013) sugere aos educadores o uso sistemático de perguntas abertas estimulando nos aprendentes a utilização de uma comunicação que apresente a explicação do seu raciocínio, contribuindo assim para o desenvolvimento do pensamento inteligente. O pensamento crítico prende-se com a análise lógica e a resolução de problemas. Graças ao pensamento crítico, os estudantes aprendem a procurar a informação que necessitam, a colocar questões e a selecionar informação (Stauffer, 2020). Esta competência permite-nos, portanto, ir além da assimilação de factos ou números, aprendendo, em vez disso, a construir o nosso próprio conhecimento, sendo então preciso “questionar para saber pensar” (Castro-Caldas y Rato, 2017). Já a criatividade é um fator de motivação e é “contagiosa”, o que implica a capacidade de olhar para um problema de várias perspetivas e de se expressar de forma saudável e produtiva, incentivando os alunos a pensar fora da caixa. Promover a colaboração ajuda os estudantes a abordar um problema, procurar soluções e a decidir como atuar. A colaboração refere-se, portanto, à prática de trabalhar em equipa para atingir um objetivo comum. Numa era digital, é essencial aprender a expressar o nosso pensamento de forma a garantir a compreensão da mensagem por outras pessoas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.titleInovar sem perder qualidadept_PT
dc.typebookPartpt_PT
degois.publication.titleInternational Handbook of Innovation and Assessment of the Quality of Higher Education and Research, (Vol. 1)pt_PT
degois.publication.volume1pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Appears in Collections:Parte ou capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inovar sem perder a Qualidade (2).pdf237.24 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.