Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3294
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Daniela | - |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Cláudia Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T10:43:56Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15T10:43:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3294 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, são diversos os desafios que os educadores enfrentam, emergindo das especificidades de cada criança, bem como a aquisição de um conjunto de competências que permitem que a criança adquira uma formação integral e integrada, contribuindo, desta forma, para uma intervenção positiva na sociedade. A neuroeducação é a ciência que visa a promover práticas pedagógicas e estratégias quer espeitam o modo como as crianças e os adultos adquirem as suas aprendizagens, contribuindo para que os adultos e as crianças adquiram metodologias de intervenção educativa estimuladoras de aprendizagens ricas, promovendo respostas educativas específicas e adequadas para todas as crianças, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Neste sentido, as estratégias, os recursos e as práticas permitiram o envolvimento ativo das crianças nas diferentes atividades, podendo realçar a importância dos registos e da observação constante como ferramenta de reflexão na ação pedagógica, planificação e intervenção das atividades. No presente relatório apresentar-se-á uma síntese da intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar, numa sala composta por 24 crianças da sala dos 4 anos, durante o ano letivo de 2021/2022, numa instituição de ensino privado na cidade do Porto, onde se articulou os conhecimentos da neuroeducação e a intervenção educativa em Educação de Infância. No que toca à valência de Creche, apontamos propostas de intervenção, tendo em conta a investigação e a experiência de estágio. Palavras-chave: neuroeducação; educação de infância; intervenção educativa; especificidades das crianças; autonomia, raciocínio lógico. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Neuroeducação | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância - 4 anos | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Intervenção educativa | pt_PT |
dc.title | O admirável mundo da educação de infância: relatos de experiências, vivências e intervenções educativas diversificadas | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203390970 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Estágio - Ana Cláudia Castro Pereira.pdf | 31.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.