Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorPereira, Ana Cláudia Castro-
dc.date.accessioned2024-04-15T10:43:56Z-
dc.date.available2024-04-15T10:43:56Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3294-
dc.description.abstractAtualmente, são diversos os desafios que os educadores enfrentam, emergindo das especificidades de cada criança, bem como a aquisição de um conjunto de competências que permitem que a criança adquira uma formação integral e integrada, contribuindo, desta forma, para uma intervenção positiva na sociedade. A neuroeducação é a ciência que visa a promover práticas pedagógicas e estratégias quer espeitam o modo como as crianças e os adultos adquirem as suas aprendizagens, contribuindo para que os adultos e as crianças adquiram metodologias de intervenção educativa estimuladoras de aprendizagens ricas, promovendo respostas educativas específicas e adequadas para todas as crianças, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Neste sentido, as estratégias, os recursos e as práticas permitiram o envolvimento ativo das crianças nas diferentes atividades, podendo realçar a importância dos registos e da observação constante como ferramenta de reflexão na ação pedagógica, planificação e intervenção das atividades. No presente relatório apresentar-se-á uma síntese da intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar, numa sala composta por 24 crianças da sala dos 4 anos, durante o ano letivo de 2021/2022, numa instituição de ensino privado na cidade do Porto, onde se articulou os conhecimentos da neuroeducação e a intervenção educativa em Educação de Infância. No que toca à valência de Creche, apontamos propostas de intervenção, tendo em conta a investigação e a experiência de estágio. Palavras-chave: neuroeducação; educação de infância; intervenção educativa; especificidades das crianças; autonomia, raciocínio lógico.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNeuroeducaçãopt_PT
dc.subjectEducação de infância - 4 anospt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectIntervenção educativapt_PT
dc.titleO admirável mundo da educação de infância: relatos de experiências, vivências e intervenções educativas diversificadaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid203390970pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar
Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Estágio - Ana Cláudia Castro Pereira.pdf31.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.