Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3316
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dc.contributor.authorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana-
dc.contributor.authorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorSanchez, Elvira-
dc.contributor.authorSamagaio, Florbela-
dc.contributor.authorPequito, Paula-
dc.date.accessioned2025-01-07T15:36:07Z-
dc.date.available2025-01-07T15:36:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFerreira, A., Pinheiro, A., Silva, B., Gonçalves, D., Sanchez, E., Samagaio, F. & Pequito, P. (Orgs.). (2024). Livro Verde da Educação de Infância. OFEI/ ESEPF. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3316pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-35284-6-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3316-
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherOFEI - Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.titleLivro Verde da Educação de Infânciapt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dcterms.abstractElaboração de um “Livro Verde” que, na tradição europeia dos “Green papers”, procura assumir uma missão de promoção do debate e da consulta às várias partes interessadas em torno dos vários modelos de instituições de Educação de Infância, para que daí possa surgir um compromisso partilhado de ação. Os chamados Livros Verdes são documentos publicados por determinada entidade com o objetivo de promover a reflexão sobre um assunto específico. Convidam, assim, as partes interessadas (organismos e particulares) a participar num processo de consulta e debate, com base nas propostas que apresentam. Isso acontece, também, a nível europeu. A publicação reúne o resultado de uma reflexão conjunta entre entidades com interesse na matéria, apresentando problemas e propostas de melhoria. A construção do Livro Verde, usando como modelo de referencial teórico o trabalho desenvolvido por Vallaeys et al. (2009), assentará num modelo de co-criação, na medida em que procurará envolver as partes interessadas relevantes na construção de uma visão partilhada de oferta educativa no contexto das instituições de Educação de Infância. Será desenvolvido um processo de audições das instituições participantes, bem como sessões de auscultação a outras partes interessadas, com base numa metodologia participativa para: – Apresentar as áreas temáticas do Livro Verde e recolher contributos para a sua estruturação; – Recolher propostas de recomendação relativamente às diversas áreas temáticas (a propor às Associações e à Tutela). O presente Livro Verde poderá, ainda, convidar as autoridades públicas, incluindo organismos internacionais, bem como empresas – desde PME a multinacionais -, parceiros sociais, ONG, outras partes e pessoas interessadas, a exprimirem os seus pontos de vista sobre as formas de atendimento à Infância para criar parcerias para o desenvolvimento de um novo quadro para a regulação do funcionamento das instituições de apoio à Infância. A existência de relatores será de considerar.-
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