Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3349
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dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorRibeiro, Cláudia Marília Marques Lobo da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-24T12:17:55Z-
dc.date.available2025-02-24T12:17:55Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.date.submitted2024-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3349-
dc.description.abstractEste estudo teve como principal objetivo compreender de que modo o brincar pode ser um meio privilegiado de aprendizagem da criança e foi desenvolvido em dois contextos educativos: um contexto de Jardim-de-Infância, com um grupo de crianças dos quatro e cinco anos e um contexto do 1.ºCEB, numa turma do 2.ºano. O brincar constitui uma atividade inerente ao comportamento infantil, exercendo um papel crucial no desenvolvimento global das crianças. Ao brincar, estas adquirem diversas capacidades. Cabe a cada profissional de educação criar condições favoráveis para as brincadeiras no quotidiano da criança, através de situações e experiências diversificadas e desafiadoras. A metodologia utilizada foi de natureza mista, incluindo a aplicação de inquéritos por questionário, observação complementada pelos seus registos e notas de campo, visando recolher informações pertinentes, para ajustar a prática aos interesses e necessidades das crianças e proporcionar uma compreensão no impacto no processo de aprendizagem. Os inquéritos por questionário aos educadores de infância e aos professores do 1.ºCEB, totalizando oito participantes. Assente na investigação-ação, foram também dinamizadas atividades com a presença da componente lúdica. A análise dos dados permite concluir que as docentes relevam a importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança que promove habilidades fundamentais. Enfatizam a necessidade de disponibilizarem mais tempo de brincadeira, onde a utilização de estratégias lúdicas é fundamental para que a aprendizagem das crianças seja mais apelativa e motivante. As educadoras consideram a organização do espaço de sala adequado para as brincadeiras das crianças, enquanto as professoras salientam que os espaços da sala não possuem características favoráveis a situações de brincadeira, havendo constrangimentos curriculares relacionados com a pressão para o cumprimento dos conteúdos. Ambos os profissionais de educação consideram o espaço exterior como importante para jogos, mas apenas quando as condições climáticas o permitem. Este relatório possibilitou observar a felicidade das crianças durante as brincadeiras e dinâmicas realizadas, manifestando entusiasmo e envolvimento. Desta forma, ficou evidente que o brincar contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças e deve ser constante nas suas vidas. Palavras-chave: Brincar; Aprendizagem; Desenvolvimentopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincar ao ar livrept_PT
dc.subjectAprendizagem das crianças- brincarpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento holístico da criançapt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.titleBrincar como um meio privilegiado de aprendizagens da criançapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203898966pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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