Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorSilva, Catarina Miranda da-
dc.date.accessioned2025-02-24T14:32:15Z-
dc.date.available2025-02-24T14:32:15Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.date.submitted2024-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3352-
dc.description.abstractEste relatório de investigação foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e procura abordar a temática da Educação Inclusiva e as diferentes opiniões dos educadores de infância, professores de primeiro ciclo e professores do ensino especial quanto às práticas nas diferentes instituições de ensino em Portugal. Com base na pergunta de partida sobre Quais as representações que os docentes têm sobre a efetivação de uma educação inclusiva nas suas instituições, foram elencados objetivos para tornar mais ágil o processo de investigação. Assim, pretende-se compreender o significado de educação inclusiva e como esta acontece nas instituições, identificar as diferentes estratégias utilizadas tanto pelos Educadores de Infância como pelos Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico e; dinamizar atividades que promovam a apropriação de comportamentos inclusivos nas crianças tanto da Educação Pré-Escolar como no Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. No âmbito de uma investigação de caráter misto (qualitativa-quantitativa), para além dos instrumentos de recolha de dados inerentes às práticas de ensino supervisionadas, também se recorreu ao inquérito por entrevista realizado a três docentes nas áreas descritas anteriormente e ao inquérito por questionário que foram respondidos por quarenta e um docentes das diferentes áreas. Dos resultados apurados conseguimos perceber que os docentes precisam de mais formação na área da educação inclusiva e que é necessário obter mais recursos para auxiliar as práticas inclusiva Palavras-chave: Educação Pré-Escolar, 1ºCiclo do Ensino Básico, Educação Inclusiva, Práticas Inclusivas, Perfil do professor inclusivo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectPerfil do professor inclusivopt_PT
dc.titleEducação inclusiva: Compreensão, estratégias e práticas na educação de infância e no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203898915pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019041_Catarina Silva.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.