Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Carlos-
dc.contributor.authorNascimento, Fátima dos Anjos Luz-
dc.date.accessioned2025-02-28T15:45:32Z-
dc.date.available2025-02-28T15:45:32Z-
dc.date.issued2024-07-25-
dc.date.submitted2024-07-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3359-
dc.description.abstractEste Trabalho de Projeto assenta no reconhecimento da importância da literacia emergente que as crianças desenvolvem antes de iniciarem a aprendizagem formal da leitura para uma aprendizagem inclusiva. Nesse sentido, desenvolveu-se um projeto de intervenção com um grupo de crianças entre os 5 e 6 anos, de um agrupamento de escolas do concelho da Maia. Com a duração de 7 meses, duas vezes por semana, foi sustentado na implementação de estratégias junto das crianças, em ambiente de sala de aula e em estreita colaboração com a educadora titular. Para o efeito, optou-se por uma metodologia que tem fortes aproximações à investigação-ação, que envolveu várias fases e instrumentos: caracterização do contexto socio económico do Agrupamento e do grupo de crianças; aplicação inicial de um teste de identificação de Competência Linguísticas (TICL); aplicação de um inquérito aos pais do grupo-alvo sobre os hábitos e práticas de leitura e escrita das crianças em ambiente familiar; intervenção direta com as crianças; aplicação final do TICL para aferir o impacto da intervenção. A análise dos dados recolhidos revelou uma evolução significativa na literacia emergente das crianças, fruto das estratégias implementadas, com reflexo nos processos de inclusão. Palavras-chave: Pré-escolar, Inclusão, Literacia Emergente, Leitura e Escrita.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.titleA literacia emergente como forma de inclusão na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação - Área de Especialização Inclusão em Educaçãopt_PT
dc.identifier.tid203887727pt_PT
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022072_Fátima Nascimento.pdf7.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.