Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3408
Title: O papel da metodologia de trabalho de projeto na construção de aprendizagens significativas no contexto educativo de EPE
Authors: Soares, Beatriz Torres
Orientador: Cortesão, Irene
Keywords: Aprendizagens significativas
Metodologia de Trabalho de Projeto
Educação de infância
Competências para o século 21
Desafios da Escola do século 21
Issue Date: 23-Jul-2025
Abstract: Este trabalho tem como propósito compreender o papel da Metodologia de Trabalho de Projeto na promoção de aprendizagens significativas.Assim, a investigação subjacente ao relatório que agora se apresenta tem como objetivos: a) explorar a relevância das aprendizagens significativas no conjunto de desafios colocados à Escola do século XXI; b) compreender em que medida é que a Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para a construção de aprendizagens significativas nos contextos educativos de EPE; c) compreender em que medida é que a Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para a Escola do século XXI. Tendo em consideração o desfecho do presente estudo, foi possível verificar que a proximidade da prática pedagógica aos pressupostos orientadores da Metodologia de Trabalho de Projeto se revela diretamente proporcional à eficácia da promoção de aprendizagens significativas, bem como do desenvolvimento de competências primordiais para a Escola do século XXI.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3408
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020050_Beatriz Soares.pdf5.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.