Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3411Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Nogueira, Isabel Cláudia | - |
| dc.contributor.author | Nunes, Inês da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-03T14:35:05Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-03T14:35:05Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3411 | - |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio incide na interdisciplinaridade dos manuais escolares de Matemática para o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico. A investigação realizada procura compreender de que forma os manuais escolares contribuem para a promoção de aprendizagens integradas e significativas, alinhadas com os desafios educativos contemporâneos. O estudo adota uma metodologia qualitativa, baseada em observação documental e na análise de conteúdo de um total de dezoito manuais escolares destinados aos seis anos que compõem os 2 primeiros ciclos da escolaridade obrigatória, com três manuais analisados por ano de escolaridade. Através de grelhas de observação construídas para o efeito, foi possível identificar padrões, recorrências e ausências no que respeita à presença de propostas interdisciplinares. Os resultados evidenciam que os manuais do 1.º CEB tendem a apresentar uma maior frequência e continuidade de propostas com potencial interdisciplinar, embora muitas delas não sejam explicitamente articuladas com outras áreas do saber. No2.º CEB, a interdisciplinaridade manifesta-se de forma mais pontual, surgindo predominantemente em projetos localizados no final das unidades. A análise permite concluir que, apesar de existirem esforços pontuais, a interdisciplinaridade não se apresenta ainda como um eixo estruturante nas propostas didáticas dos manuais escolares, sendo necessário um reforço das práticas editoriais e pedagógicas que favoreçam uma abordagem mais integrada dos conteúdos curriculares. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Manual escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico (1º e 2º ciclos) | pt_PT |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
| dc.title | A Interdisciplinaridade nos Manuais Escolares de Matemática para o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | masterThesis | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 204052475 | - |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2020054_Inês Nunes.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










