Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3412
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dc.contributor.advisorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorSilva, Viviana Catarina Carvalho da-
dc.date.accessioned2025-12-03T14:53:13Z-
dc.date.available2025-12-03T14:53:13Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3412-
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada e centra-se na análise do contributo dos manuais escolares de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento das competências cognitivas superiores dos alunos. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, assente na análise documental e de conteúdo, orientada pelos níveis de complexidade cognitiva definidos pelo Instituto de Avaliação Educativa. A análise das tarefas propostas nos manuais evidenciou um predomínio de exercícios de complexidade cognitiva inferior, com reduzida incidência de tarefas que promovam processos cognitivos mais complexos. Estes dados foram articulados com os resultados das provas de aferição e com as informações recolhidas através de uma ficha diagnóstica aplicada a três turmas do 6.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos demonstram que a escassez de tarefas cognitivamente exigentes nos manuais, aliada a constrangimentos curriculares e à reduzida autonomia dos alunos, poderá comprometer o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Conclui-se, assim, que é necessário repensar a estrutura e diversidade dos manuais escolares, bem como criar condições pedagógicas mais favoráveis à promoção das competências cognitivas superiores.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectManual escolarpt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectEnsino básico (2º ciclo)pt_PT
dc.subjectNiveis de Complexidade Cognitivapt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectProvas de aferiçãopt_PT
dc.titleOs níveis de complexidade cognitiva nos manuais escolares de matemática do 2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid204052700-
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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