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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3417| Title: | A abordagem STEAM como motor para a criação de ambientes de aprendizagem inovadores |
| Authors: | Lourenço, Juliana Inês de Jesus |
| Orientador: | Nogueira, Isabel Cláudia |
| Keywords: | Ensino da matemática Ensino Básico (1º/ 2º ciclo) Inovação Educativa Abordagem STEAM |
| Issue Date: | 11-Jul-2025 |
| Abstract: | No contexto atual da Educação em Portugal, é ainda evidente a existência de salas de aula marcadas por práticas pedagógicas tradicionais, pouco inovadoras e frequentemente desajustadas às necessidades dos alunos deste século XXI. A urgência em inovar torna-se, por isso, incontornável, sendo essencial proporcionar experiências de aprendizagem que promovam o envolvimento ativo dos alunos e o desenvolvimento de importantes competências como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas: inovar implica, assim, repensar o papel do aluno, atribuindo-lhe uma posição central no processo de ensino-aprendizagem, e do professor, a quem cabe adotar metodologias e dinamizar projetos formativos que favoreçam abordagens interdisciplinares potenciando aprendizagens significativas. Neste enquadramento, a investigação apresentada neste documento, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tem como principal objetivo compreender de que forma é que os princípios que sustentam a abordagem STEAM — que integra as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — podem contribuir para a construção de ambientes de aprendizagem mais inovadores no ensino da Matemática, no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Através da conceção, implementação e análise de atividades educativas baseadas nesta abordagem, pretendeu-se explorar o seu potencial para transformar a prática pedagógica, promovendo a articulação curricular, a aprendizagem ativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados obtidos permitem refletir sobre o contributo da abordagem STEAM para uma prática docente mais dinâmica, criativa e centrada no aluno, apontando caminhos possíveis para a inovação educativa no Ensino Básico. Palavras-chave: STEAM; Inovação Educativa; Matemática; 1.º Ciclo do Ensino Básico; 2.º Ciclo do Ensino Básico |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3417 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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