Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Danielaen_US
dc.date.accessioned2008-06-17T11:40:07Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:51:47Z-
dc.date.available2008-06-17T11:40:07Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:51:47Z-
dc.date.issued2006en_US
dc.identifier.citationGONÇALVES, Daniela - Da inquietude ao conhecimento. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º11 (2006), p.101-109en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/695-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que uma das principais funções da Educação é precisamente a de educar cada ser humano para usar racionalmente a sua liberdade, consideramos que a Educação desempenha um papel fulcral. Portanto, ao longo deste artigo, tentaremos demonstrar que: a) somente através de uma correcta orientação moral é que o ser humano pode afirmar-se na sua verdadeira essência ou na sua dimensão antropológica; b) só através da reflexão, entendida como meio e meta de formação, se pode perspectivar uma Escola/ Comunidade educativa caracterizada por uma cultura de partilha e de aprendizagem que preconize uma educação de qualidade para todos e c) para tal, a Escola/Comunidade educativa deverá orientar-se por três novas finalidades. Em última instância, este artigo visa enquadrar a Escola de outro modo num contexto de Escola também ela diferente. Uma Escola complexa, problematizadora e, necessariamente, mais reflexiva.en_US
dc.description.abstractHaving into account that one of the main functions of education is to educate each human being to rationally use his/ her own freedom, we consider that education plays a prominent role. Therefore, in this article, we will try to show that: a) each human being can only assert himself/ herself in his/ her true essence or anthropological dimension through a correct moral orientation; b) school/ educative community, characterized by a sharing and learning culture which proclaims quality education for all, can only be put in perspective through reflection, understood as both the way and aim of formation; c) in this way, a school/ educative community shall orientate itself by three new aims. At last, this article aims to put in perspective both school and its context in a different way: a more complex, problematical and, necessarily, reflexive school.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino reflexivoen_US
dc.subjectLiberdadeen_US
dc.subjectConhecimentoen_US
dc.titleDa inquietude ao conhecimentoen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 11 (2006)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE11_InquietudeDaniela.pdf82.92 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.