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dc.contributor.authorGomes, Ana Paulaen_US
dc.date.accessioned2008-06-16T13:00:44Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:51:49Z-
dc.date.available2008-06-16T13:00:44Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:51:49Z-
dc.date.issued2006en_US
dc.identifier.citationGOMES, Ana Paula - A importância da resiliência na (re)construção das famílias com filhos portadores de deficiência: o papel dos profissionais da educação/reabilitação. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º11 (2006), p.49-71en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/699-
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos ressaltar a importância da resiliência na (re)construção das famílias que enfrentam a adversidade do filho “chegado” não ter sido o “sonhado”. Acreditamos que os profissionais da Educação e de reabilitação têm um papel fundamental a desempenhar na promoção da resiliência. Esta nova postura passa pela consciencialização do luto vivido nestas famílias, por ajudá-las a descobrir e a potenciar as suas capacidades, promovendo a aceitação da deficiência numa confirmação positiva e incondicional. Desta forma, conhecendo bem os mecanismos que conduzem aos processos adaptativos e fazendo uso da pedagogia diferenciada e construtivista, estes profissionais podem ser promotores de famílias mais confiantes e resilientes.en_US
dc.description.abstractIn this article we intend to stand out the importance of resilience in the (re)construction of families, who face the adversity of the ‘arrived’ child not having been ‘dreamed’ of. We believe that education and rehabilitation professionals have a prominent role in the promotion of resilience. This new posture has to do with the consciousness of the mourning living within these families, helping them find and develop their own capacities and promoting the acceptance of deficiency in a positive and unconditional way. In this sense, knowing the mechanisms which conduct one to adaptive processes and making use of a differentiated and constructivist pedagogy, these professionals can act as promoters of more confident and resilient families.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectResiliênciaen_US
dc.subjectDeficientesen_US
dc.subjectEstratégias de adaptação emocionalen_US
dc.titleA importância da resiliência na (re)construção das famílias com filhos portadores de deficiência: o papel dos profissionais da educação/reabilitaçãoen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 11 (2006)

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