Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/727
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dc.contributor.advisorSousa, Júlio Emílio Pereira deen_US
dc.contributor.authorGonçalves, Isabel Maria Oliveiraen_US
dc.date.accessioned2012-06-11T12:02:35Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:29Z
dc.date.available2012-06-11T12:02:35Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:29Z
dc.date.issued2012-03en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/727
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenção Comunitária - Especialização em Contextos de Risco, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractNo âmbito da presente dissertação de mestrado, desenvolveu-se um estudo com o intuito de avaliar o impacto do uso de uma técnica de mediação de conflitos, num dado grupo de alunos do 2ºciclo. O objetivo deste trabalho é avaliar de que forma a mediação escolar pode ser uma ferramenta sócio-educativa ao serviço da participação e convivência democrática. Deste modo, pretende-se abrir caminho para a tão desejada transformação escolar, sustentada no aproveitamento de novas técnicas de mediação de conflitos, até agora tão pouco exploradas pela ação educativa vigente. A investigação decorreu numa escola do Ensino Básico, na cidade do Porto, durante o ano letivo de 2009/2010 e 2010/2011. Estiveram envolvidos alunos do 5º ano e uma professora. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: dois inquéritos e um teste sociométrico. Nas sessões foram aplicadas técnicas diversas, tais como a instrução, a aprendizagem cooperativa, o debate, o reforço específico, entre outras. Para sustentar esta dissertação procedeu-se a uma revisão das fontes de informação mais relevantes acerca da mediação escolar, educação para a paz e gestão de conflitos.en_US
dc.description.abstractIn this master thesis, we developed a research aiming to assess the use of a conflict measurement technique in a group of Elementary school children. The goal of this work is to evaluate how school mediation can work as a social and educative tool to democratic participation. This aims to lead to a desired school transformation, with the background of new conflict mediation techniques, which have not been explored very much by educative action until now. The investigation took place in and elementary school in Oporto during school years 2009/2010 and 2010/2011. Fifth grade students and a teacher were involved in the project. The following instruments were used to gather the information needed: two surveys and a sociometric test. Several techniques were used in the sessions, such as instruction, cooperative learning, debate, specific reinforcement, among others. To support this thesis we revised the most important sources of information on school mediation, education for peace and conflict management.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectResolução de conflitosen_US
dc.subjectMediaçãoen_US
dc.subjectTIC - Tecnologias de informação e comunicaçãoen_US
dc.titleA mediação escolar na construção das competências cívicas de um grupo do 2º cicloen_US
dc.typemasterThesisen_US
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