Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/731
Title: Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/Dislexia
Authors: Gordo, Júlio Manuel Gonçalves
Orientador: Afonso, Carlos
openAccess
Keywords: Dificuldades de aprendizagem--leitura e escrita
Diferenciação pedagógica
Dislexia
Issue Date: Dec-2010
Citation: GORDO, Júlio Manuel Gonçalves - Papel do PCT na diferenciação pedagógica e curricular de alunos com DEA/Dislexia. Porto : [ed. autor], 2010. 182 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor Carlos Manuel Peixoto Afonso
Abstract: O presente estudo partiu de preocupações da prática relacionadas com o papel do PCT no desenvolvimento pedagógico e curricular sobretudo de alunos com dislexia. No sentido de se responder à pergunta de partida: “de que forma a diferenciação pedagógica e curricular dos alunos com DEA/Dislexia, é contemplada no PCT?” elaborou-se um quadro teórico onde se começou por discutir o papel da escola recorrendo inclusivamente à sua perspectivação histórica. Esta permitiu perceber a escola actual nomeadamente nas tensões entre os processos de massificação escolar conducentes a uma hegemonia do currículo e os processos de flexibilização curricular. O nosso interesse principal situou-se nestes últimos pela sua importância para a diferenciação curricular e pedagógica na sala de aula necessária para os alunos com dislexia. A formação dos professores desempenha neste contexto uma grande relevância, pelo que lhe atribuímos elevada importância. Utilizando como instrumentos de recolha inquéritos por questionário articulados com a análise dos PCTs inquirimos uma amostra de vinte e oito professores de um agrupamento de escolas do distrito de Santarém sobre a sua percepção face à dislexia e à importância dada à utilização do PCT. Os dados recolhidos e tratados permitiram verificar que nem os PCT são encarados como um instrumento de diferenciação curricular e pedagógica, resultando em algumas contradições entre o que se diz fazer e o que se faz efectivamente, nem a DEA/Dislexia é encarada como um problema, que apesar de real não se vê contemplada, de forma explícita nos PCT. Desta forma, consideramos que o estudo realizado (embora limitado no tempo e espaço) permite desvendar algumas das suas representações mostrando uma forte relação entre a ausência de formação e o impacto que esta lacuna tem nas práticas docentes.
This study was based on practical concerns related with the role of Curricular Class Project in the educational and curricular development especially in students with dyslexia. In order to answer to the baseline question: “In what way is the educational and curricular differentiation of students with Specific Learning Disabilities/Dyslexia contemplated in the CCP?” we elaborated a theoretical framework where we started by discussing the role of the school including its historical perspective. This enabled us to understand current school, in particular the tensions between the processes of mass education leading to hegemony of the curriculum and the processes of curricular flexibility. Our main interest in these latter stood by their importance of curriculum and educational differentiation in the classroom which is needed in students with dyslexia. Teacher training plays in this context a great significance, such that we attach it with great importance. Using as collecting instruments surveys by questionnaires articulated with the analysis of CCPs, we inquired a sample of twenty-eight professors from a grouping in the district of Santarem on their perception of dyslexia and the importance given to the use of the CCP. The collected and treated data allowed to verify that the neither CCP is seen as a tool for curricular and educational differentiation, resulting in some inconsistencies between what is said to do and what is actually done, nor SLD/Dyslexia is seen as a problem, which although real is not addressed explicitly in the CCP. Therefore, we believe that the study (although limited in time and space) allowed the unveiling of some of its representations showing a strong relationship between the lack of training and the impact that this loss has on teaching practices.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/731
Appears in Collections:Educação Especial



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