Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/743
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dc.contributor.advisorSousa, Júlio Emílio Pereira deen_US
dc.contributor.authorFerreira, Magda Hersília de Faria de Almeidaen_US
dc.date.accessioned2011-01-21T12:29:34Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:58Z
dc.date.available2011-01-21T12:29:34Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:58Z
dc.date.issued2010-09en_US
dc.identifier.citationFERREIRA, Magda Hersília de Faria de Almeida - O Envolvimento Parental como um Desafio Fascinante em Educação. Porto : [ed. autor], 2010. 125 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor Júlio Emílio Pereira de Sousa.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/743
dc.description.abstractO presente trabalho situa-se no Mestrado em Ciências da Educação especialização em Educação Especial, e visa averiguar de que forma é que um envolvimento parental organizado, consciente das suas funções determina e influencia o desenvolvimento de comportamentos e atitudes realistas nos filhos. Centramo-nos na organização da família como sistema influenciada por subsistemas diversos, que actuam no ciclo da família. Abordamos a noção de parentalidade, o envolvimento que os pais têm com os filhos (entre os oito e os dez anos), o tipo de relações e a sua influência no desenvolvimento do stresse parental, que foi avaliado. Analisamos alguns distúrbios comportamentais e a capacidade que o indivíduo tem de aceitar as adversidades (resiliência). Percebemos que os pais desejam partilhar as suas angústias, inseguranças e necessitam de treino para conhecerem com consciência e fascínio a sua função e melhor compreenderem os filhos com eficácia.en_US
dc.description.abstractThis work is part of the Masters in Education Sciences with specialization in Special Education, and it aims to investigate how an organized parental involvement, aware of the duties determines and influences the development of behaviors and attitudes in their children. We focus on the organization of the family as a system influenced by several subsystems, which act in the family cycle. We approach the notion of parentality, the involvement that parents have with their children (between the age of eight and ten), the type of relationship and its influence on the development of parental stress; with an assessment of the latter. We analyze some behavioral disorders and the capacity that the individual has to accept adversities (resilience). We realize that parents want to share their anguish, insecurity and need training in order to consciously, and with fascination, recognize their function and have a better, and more effective, understanding of their children.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação parentalen_US
dc.subjectResiliênciaen_US
dc.titleO Envolvimento Parental como um Desafio Fascinante em Educaçãoen_US
dc.typemasterThesisen_US
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