Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/745
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Isabelen_US
dc.contributor.advisorCavalcanti, Joanaen_US
dc.contributor.authorMatos, Ana Raquel Abreu deen_US
dc.date.accessioned2012-04-04T11:26:59Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:59Z
dc.date.available2012-04-04T11:26:59Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:59Z
dc.date.issued2011-12en_US
dc.identifier.citationMATOS, Ana Raquel Abreu de -Identidade profissional dos docentes de educação especial: processos de construção. Porto : [ed. autor], 2009. 174 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Professora Doutora Joana Cavalcanti e Mestre Isabel Cunhaen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/745
dc.description.abstractEste projeto de investigação tem como principal objetivo o estudo da problemática Identidade profissional dos docentes de Educação Especial ao nível dos processos de construção dessa mesma identidade. Por isso construímos um quadro teórico que nos ajudou a compreender e clarificar diversos conceitos subjacentes a esta temática. Como nos diz Santos (2011) a identidade profissional resulta não só dos aspetos coletivos pertencentes ao mundo organizacional e aos processos de referência, mas, é produto, igualmente, das caraterísticas individuais do sujeito, dos seus aspetos e vivências biográficas que o caracterizam como um ser singular que atuará, de forma, única, num mesmo contexto organizacional e num mesmo processo de socialização secundária. Para abordar o assunto de forma aprofundada apoiamo-nos em diversos autores que através dos seus estudos e investigação possibilitaram a discussão e o alargamento de conceitos, ideias e pressupostos. Foi-nos indispensável a leitura de autores como Correia (2010), Craib (1998), Day (2004), Dubar (2005), Giddens (1997), Nóvoa (1999), Rodrigues (1997), Sainsaulieu (1997), Santos (2011),Vianna (1999), entre outros. Assim, na nossa investigação, optamos por uma abordagem qualitativa, usando como recurso as entrevistas semiestruturadas através do método de Histórias de Vida, junto dos professores do departamento de Educação Especial do Agrupamento Dr. Ferreira da Silva pertencente ao concelho de Oliveira de Azeméis, o que nos permitiu estudar este grupo de docentes de uma forma mais aprofundada no que se refere aos processos da sua construção identitária. Com a elaboração deste estudo constatamos que estes professores de Educação Especial evidenciaram possuir uma identidade profissional própria e específica, assim como uma identificação com valores e padrões de comportamento comuns. Contudo, temos a consciência de que muito há a fazer e que embora tenhamos feito o possível, sabemos que um trabalho desta envergadura exige continuidade quer pela dimensão da questão colocada, quer pela possibilidade de contribuir para uma melhor compreensão e análise do grupo de professores de Educação Especial.en_US
dc.description.abstractThe main objective of this research project is the study of the professional identity of Special Education Teachers in what concerns the processes of construction of that identity. Therefore we built a theoretical framework that helped us understand and clarify several concepts underlying this issue. After Santos (2011), professional identity derives not only from collective aspects of the organizational world and processes of reference, but it is also a product of the subject’s individual characteristics, aspects and biographical experiences which characterize you as a singular being, who will act in a unique way, in the same organizational context and in the same process of secondary socialization. To address the issue in depth we rely on renowned authors who through their studies and research enabled the discussion and extension of concepts, ideas and assumptions. We found it essential to read authors such as Correia (2010), Craib (1998), Day (2004), Dubar (2005), Giddens (1997), Nóvoa (1999), Rodrigues (1997), Sainsaulieu (1997), Santos (2011),Vianna (1999), among others. In our investigation, we chose a qualitative approach using semi-structured interviews as a resource, focusing on the Life Stories of teachers of the Department of Special Education of Dr. Ferreira da Silva group of schools, which belongs to the municipality of Oliveira de Azeméis. This allowed us to study this group of teachers more thoroughly in what concerns their processes of identity construction. With the preparation of this study we found that these Special Education Teachers showed evidence of having a unique specific professional identity, as well as of identifying themselves with values and common standards of behavior. However, we are aware that there is still much to do and, although we have done our best, we know that a work of this magnitude requires continuity, both due to the dimension of the issue, and to the possibility of contributing to a better understanding and analysis of the group of Special Education Teachers.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProfessor de educação especialen_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.subjectIdentidade profissional-professoren_US
dc.subjectProfissão docenteen_US
dc.titleIdentidade profissional dos docentes de educação especial: processos de construçãoen_US
dc.typemasterThesis
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-AL_2012_TESEANARAQUELMATOSANEXOS.pdf504.53 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-AL_2012_TESEANARAQUELMATOS.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.