Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/757
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dc.contributor.advisorCavalcanti, Joanaen_US
dc.contributor.authorAguiar, Sónia Alzira Ferreira deen_US
dc.date.accessioned2010-11-22T09:25:04Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:55:13Z
dc.date.available2010-11-22T09:25:04Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:55:13Z
dc.date.issued2010-03en_US
dc.identifier.citationAGUIAR, Sónia Alzira Ferreira de - Múltiplos olhares sobre a criança índigo : educação intercultural e educação especial. Porto : [ed.autor], 2010. 194 p. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Professora Doutora Joana Cavalcanti.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/757
dc.description194 f.en_US
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta a Educação Multi/Intercultural aliada à Educação Especial como um caminho possível para a inclusão e compreensão das Crianças Índigo. Explicamos qual será, em que consiste e como se pode fazer este caminho. Nesta sequência surgem um conjunto de propostas para se trabalhar com estas crianças que merecem um olhar especial por parte dos professores, mas estão na exclusão por não serem devidamente diagnosticadas e acompanhadas. Tais propostas podem constituir-se num exemplo de boas práticas a serem realizadas com todas as crianças, mas especialmente com as que, de alguma maneira, vivem a exclusão. Se em todas as épocas podemos situar pessoas que serviram como um exemplo para o processo de evolução humana, sendo na maioria das vezes consideradas à margem, improdutivas, loucas, rebeldes, na nossa era existem crianças que se situam na evolução humana. Assim, devem ser olhadas, compreendidas, desvendadas para que tenham a oportunidade de viver bem e com qualidade de vida, asseguradas dos direitos básicos e institucionalizados pelos Direitos das Crianças. No enquadramento teórico abordamos as definições e conceptualizações da Educação Multi/Intercultural, da Educação Especial e da Criança Índigo, sempre em busca de postulados científicos que servissem de apoio às nossas inquietações. Nosso quadro teórico seguem as directrizes propostas pela Educação Multi/Intercultural, Educação Especial e o pouco que conseguimos obter acerca da Criança Índigo, visto que no âmbito académico as investigações, ainda, são escassas, visto ser uma área permeada por interesses diversos e que extrapolam os estudos científicos. Ao tratar de tais questões chegamos a conclusão de que o presente trabalho deveria tratar de assuntos relacionadas com a formação do professor, bem como propor um conjunto de sugestões capazes de facilitar o trabalho e a relação com crianças com Necessidades Educativas Especiais, mais especificamente, as Crianças Índigo. Posteriormente tentamos expor o encontro da informação recolhida acerca dos assuntos acima mencionados e a sua análise a partir do tratamento dos dados obtidos em correlação com a experiência profissional e a formação dos professores. Depois de analisar os dados recolhidos, voltamos a sugerir estratégias educativas relativamente às Crianças Índigo.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDireitos das criançasen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectMulticulturalismoen_US
dc.subjectCrianças Índigoen_US
dc.titleMúltiplos olhares sobre a criança índigo : educação intercultural e educação especialen_US
dc.typemasterThesisen_US
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