Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/761
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dc.contributor.advisorCunha, Isabelen_US
dc.contributor.authorFaria, Manuel Augusto deen_US
dc.date.accessioned2008-10-02T11:26:08Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:55:26Z
dc.date.available2008-10-02T11:26:08Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:55:26Z
dc.date.issued2008-10-02T11:26:08Zen_US
dc.identifier.citationFARIA, Manuel Augusto Santos de - A interacção relacional na integração do gémeo com autismo. Porto : [ed.autor], 2008. 73, [10] f. Trabalho de projecto não editadoen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/761
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/761en_US
dc.description.abstractNão existem, ainda explicações claras, objectivas e elucidativas que expliquem os factores etiológicos que estão na base do Autismo. Toda esta realidade ainda se torna mais complexa quando se procura abordar a problemática dos gémeos, sobretudo, quando um é autista e o outro não é. Em toda esta problemática torna-se necessário abordar a dimensão afectiva, uma vez que surge como um factor importante a ter em atenção para a compreensão do desenvolvimento da aprendizagem da criança. O desenvolvimento desta ocorre através da interacção entre as condições biológicas que apresenta e as suas condições sociais. Em cada estádio do desenvolvimento da criança, a afectividade apresenta um tipo de manifestação diferente em função das necessidades e possibilidades maturacionais da criança. Considerámos importante proceder a um estudo de caso de um gémeo autista, de modo a percebermos a sua problemática, a forma como se relaciona com os outros e o seu próprio desenvolvimento e essencialmente, como poderia beneficiar da interacção relacional com o irmão gémeo normal.en_US
dc.description.abstractThere are no clear explanations about the causes for Autism. All these reality becomes even more complex when one wants to refer to the problematic of the twins, specially, when one of them is autistic, but the other one is not. In all this problematic issue is necessary to study affective dimension, as it is an important factor to have in mind when one wants to understand the child’s learning development. The child’s development occurs through the interaction of the child’s biological conditions and social conditions. In each stage of child’s development, the affectivity presents a different kind of revelation, according to the child’s needs. We made a study case of an autistic twin in order to understand his problematic, socialization and development.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.rights
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectAutismoen_US
dc.titleA interacção relacional na integração do gémeo com autismoen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

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